Foto: Reprodução/Instagram PMNL/Gerson Melo - Jovem posa para foto após ser vacinada em Nova Lima - 20/08/2021

A cidade de Nova Lima inicia nesta quarta-feira, dia 1°, a aplicação da vacina bivalente da Pfizer. O Governo Federal deu início à aplicação nesta última segunda-feira, dia 27, com o presidente Lula (PT) participando da cerimônia. Ele foi vacinado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), que é médico.

As vacinas bivalentes são mais atualizadas, protegem contra a cepa original do vírus, e também contra a Ômicron e suas subvariantes. Pessoas vacinadas com as primeiras vacinas, chamadas de “monovalentes”, estão mais expostas à contrair a variante, embora também estejam protegidas contra casos graves, hospitalizações e óbitos.

A vacina bivalente é indicada como dose única de reforço para crianças e adultos, como última dose de reforço; ou como dose extra de reforço para quem já completou o esquema vacinal há mais de dois meses.

Na primeira fase de aplicação, que começa no dia 1º de março, conforme determinação do Ministério da Saúde, o imunizante será disponibilizado apenas para os grupos considerados de risco: idosos a partir de 70 anos, pessoas acima de 12 anos vivendo em instituição de longa permanência e imunocomprometidos com 12 anos ou mais.

Quem é considerado imunocomprometido?


– Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea
– Pessoas vivendo com HIV
– Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade, com uso de corticoides em doses maiores que 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias. Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, mg/kg/dia por mais de 14 dia até 10kg
– Pessoas que fazem uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam imunossupressão
– Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias)
– Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise
– Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses
– Pessoas com neoplasias hematológica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.