Foto: Reprodução / Twitter – Visão do Palácio do Planalto destruído – 08/01/2023
Acompanhe em Tempo Real abaixo
Bolsonaristas que não aceitam o resultado das urnas no Brasil estão causando violência em Brasília neste domingo, dia 8. Eles invadiram o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), invadiram o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.
A situação tornou-se dramática depois que os extremistas chegaram à Sala Verde do Congresso. Os atos são ilegais e causam transtornos de segurança ao país.
Por volta das 17h56, Lula decretou intervenção federal em Brasília para retomar a ordem constitucional. O presidente está em Araraquara, em São Paulo, aonde a chuva destruiu a cidade.
Intervenção Federal, de acordo com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), é “a medida de caráter excepcional e temporário que afasta a autonomia dos estados, DF ou municípios. A intervenção só pode ocorrer nos casos e limites estabelecidos pela Constituição Federal: quando houver coação contra o Poder Judiciário, para garantir seu livre exercício; quando for desobedecida ordem ou decisão judiciária; quando houver representação do procurador-geral da República.”
ACOMPANHE EM TEMPO REAL
18h07 – Alexandre de Moraes determina prisão de Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro
10/01/2023
13h49 – Em nota conjunta, presidentes dos Estados Unidos, México e Canadá condenaram os ataques de ontem.
Os três países afirmam que continuarão apoiando o Brasil na garantia das instituições democráticas
09/01/2023
01:06 – Alexandre de Moraes determina a proibição da entrada de qualquer ônibus ou caminhão com manifestantes no Distrito Federal até 31 de janeiro.
00h42 – Alexandre de Moraes afasta governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha
23h56 – Secretário de João Marcelo também se pronuncia sobre crimes deste domingo, dia 8
21h46 – Bolsonaro se pronuncia sobre atos terroristas na capital do Brasil: “Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra.”
21h45 – João Marcelo se pronuncia sobre atentado em Brasília
20h07 – Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido: “Não há justificativa para os violentas tentativas de enfraquecer a democracia brasileira. O Presidente Lula e o governo do Brasil tem total apoio do Reino Unido”
20h05 – Parlamentares nos Estados Unidos pedem extradição de Jair Bolsonaro para o Brasil. Eles defendem que o país está dando fuga ao ex-presidente brasileiro. Bolsonaro pode ser responsabilizado no Brasil pelo ataque deste domingo.
19h14 – Governador do Distrito Federal admite falhas e “pede desculpas” para Lula e poderes
19h04 – 150 pessoas presas de acordo com a polícia do Distrito Federal
18h58 – “Não admitiremos isso em SP”, diz Tarcísio de Freitas após terrorismo de bolsonaristas em Brasília. Tarcísio foi apoiador de Bolsonaro na eleição de 2022
18h56 – Partido Verde solicita o Impeachment do Governador do DF Ibaneis Rocha
18h49 – Pelo menos 30 pessoas foram presas dentro do Senado Federal pelo vandalismo
18h32 – “Em qualquer manifestação deve prevalecer o respeito. É inaceitável o vandalismo ocorrido hoje em Brasília. A liberdade de expressão não pode se misturar com depredação de órgãos públicos. No final, quem pagará seremos todos nós”, pontuou o Romeu Zema nas redes sociais
18h28 – Casa Branca repudia atentados em Brasília e diz que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está acompanhando a situação de perto.
18h19 – Advocacia-Geral da União pede prisão em flagrante de terroristas e também prisão de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, que teria sido leniente com a quebradeira
17h56 – Lula decreta Intervenção Federal em Brasília
17h38 – Lula falará em instantes
17h26 – Principais hospitais próximos à Esplanada acionam Plano de Catástrofe. Cirurgias eletivas suspensas. Visitas suspensas, pedido de reforço da segurança pelas chefias dos hospitais. Os leitos de UTI estão todos sobre o controle da diretoria.
17h20 – Polícia toma parte do Palácio do Planalto. Muitas bombas são ouvidas.
17h15 – Polícia começa a jogar jato de água para retomar Palácio do Planalto. STF já foi retomado e há pessoas presas.
17h14 – Presidente da Colômbia indica a necessidade de uma reunião da Organização dos Estados Americanos urgente para garantia das Instituições e fortalecimento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos
16h49 – Bolsonaristas começam a lotar Raja Gabaglia em BH
16h48 – Governador do Distrito Federal exonera secretário de Segurança Pública Anderson Torres, que era ministro da Justiça de Bolsonaro (PL). Ele está nos Estados Unidos
16H – Ministros do STF pedem intervenção federal
16H– STF foi invadido pelos bolsonaristas. Polícia entra em confronto com golpistas
15h50 – Jornalistas estrangeiros são agredidos em Brasília por bolsonaristas radicais