Foto de parte da MG-030 após chuvas em janeiro de 2022 - Foto: Cinegrafista Amador - A imagem pode não retratar a realidade de momento e pode ser apenas ilustrativa.

Após o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitir alerta laranja para a região que compreende Belo Horizonte, RMBH, incluindo Nova Lima, Raposos e Rio Acima, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, alertou para o nível de chuva entre terça-feira, dia 20, e quarta-feira, dia 21. De acordo com ele, é esperado alto volume de precipitação. Alexandre que está em BH devido a situação, orientou para que pessoas que puderem e estão morando em área de risco, não durmam em casa.

“Aqueles que puderem, não durmam em suas casas. Aqueles que moram em áreas de deslizamento procurem casas de parentes, procurem se proteger. Nós não queremos nenhuma morte em Minas Gerais. Nós não queremos nenhum sofrimento no nosso Estado”, afirmou ele em vídeo.

O coronel reafirmou que a previsão é de muita chuva: “É preciso que todas as pessoas adotem medidas de autoproteção porque a previsão de chuvas é muito grande, principalmente em áreas de risco, deslizamento e inundação. É preciso ficar atentos”, alertou.

O que diz a Prefeitura

O Sempre Nova Lima solicitou posicionamento da Defesa Civil Municipal (DCM) por meio da Secretaria de Comunicação. Por volta das 23h20, a DCM emitiu comunicado avisando sobre as fortes chuvas esperadas, mas que monitorou o Rio das Velhas e o mesmo encontra-se sem risco de inundações.

“O Governo Municipal informa que, segundo a Defesa Civil Nacional / Cemaden, há previsão de chuvas intensas, com possibilidade de pancadas com forte intensidade e risco de enxurradas, inundações e alagamentos urbanos. Esse alerta é válido para terça e quarta-feira (dias 20 e 21)”, disse a nota, que continua:

“A Prefeitura ressalta ainda que a Defesa Civil Municipal segue atenta às previsões e tem intensificado o monitoramento das áreas de risco. Nesta segunda-feira (19), várias medições foram feitas no Rio das Velhas, que não apresentaram risco de inundação nas próximas horas. Por fim, ressalta que a população deve ficar atenta aos comunicados da Defesa Civil Municipal e, em caso de dúvidas, ligar para (31) 98699-1190”, terminou.

Veja o vídeo após o anúncio:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.