Reprodução Youtube - Ruas de Honório Bicalho tomadas pelas águas do Rio das Velhas, em Nova Lima MG - 09/01/2022

Imagem mostra enchente em Honório Bicalho no início do ano de 2022

Da Agência Minas

Em 2022, a Agência RMBH iniciou a elaboração do Plano de Segurança Hídrica da RMBH (PSH-RMBH), que tem como objetivo uma série de aspectos relacionados à problemática de recursos hídricos, dentre ele as inundações, sendo um de seus eixos de atuação “Saneamento, controle da poluição e obras hídricas”. Além disso, o PSH-RMBH atuou no cenário de eventos extremos que podem interferir na segurança hídrica da região metropolitana.

A partir do diagnóstico que compreendeu o Produto 2 do Plano, e da realidade compartilhada pelos municípios que se estendem ao longo da bacia do Alto Rio das Velhas, acerca dos recorrentes danos causados pelas inundações, ficou evidenciado a necessidade de se estabelecer propostas de soluções para Raposos, Nova Lima, Rio Acima, Santa Luzia e Sabará.

A abordagem do problema das inundações sugere o planejamento de ações de curto, médio e longo prazo, e o instrumento para promover esse planejamento é o Plano Diretor de Macro Drenagem – PDM, para o trecho alto do Rio das Velhas. Nesta semana, a equipe técnica da autarquia se reuniu com os gestores municipais das cinco cidades para apresentar a proposta da construção do instrumento.

“O PDM-Velhas terá como objetivos principais a redução progressiva da frequência, intensidade e gravidade das ocorrências de enchentes; além de caracterizar as causas das inundações ocorridas nas zonas urbanas dos municípios localizados na região, e apresentar propostas de implantação de ações estruturais e não estruturais para controle de cheias, nas áreas urbanas” destaca a chefe do Núcleo de Assessoramento Técnico Especial, Gabrielle Sperandio.

O Plano de Macrodrenagem do Alto Rio das Velhas está em fase de elaboração das bases de trabalho para contratação, e tem sido acompanhado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.