Reprodução/Internet

O governador Romeu Zema (Novo) está reeleito no primeiro turno das eleições gerais deste domingo. Como os institutos de pesquisas mostravam, o candidato do Novo somou 57%, às 20h28, dos votos e com isso finaliza a eleição vencendo Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte, que obteve 34% dos votos. São pouco mais de 80% de urnas apuradas.

Romeu Zema tem 57 anos de idade, é empresário e venceu o pleito de 2014 ganhando de Antônio Anastasia (PSDB) no segundo turno. Zema nasceu em Araxá e era presidente do Grupo Zema, que possuía negócios em várias frentes, como eletrodomésticos e autopeças. O grupo foi criado por seu bisavô, Domingos Zema.

Durante seu governo, Zema enfrentou a pandemia de Covid-19, criou zonas para qualificar as áreas com maior nível de infecção e em algum momento chegou a fechar o comércio no pior momento da pandemia. Mas, foi ele quem conseguiu ajustar o pagamento dos servidores estaduais, que estava atrasado.

Ele teve, também, alguma dificuldade nas tratativas com a Assembléia Legislativa e não conseguiu aprovar, por exemplo, o Regime de Recuperação Fiscal (RFF), que criava regras para que Minas Gerais pudesse diminuir o rombo nas contas públicas. Ele vai governar Minas entre 2023 e 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.