Foto: Unidos do Rosário - Comissão Julgadora

Foto: Unidos do Rosário – Comissão Julgadora – Texto de Marcus Vinícius Simões

A Unidos do Rosário escolheu na noite do domingo (16), o seu hino para o carnaval 2023, de acordo com o enredo “O Samba Venceu”, em homenagem aos seus 60 anos de lutas e glórias.

Com o enredo escrito por Pedro Dornas, três composições garantiram vaga para a final do concurso.

A disputa foi tão equilibrada que o presidente da mesa julgadora, após as apresentações regulamentares, solicitou que os compositores fizessem uma apresentação extra dos seus sambas, para que pudessem dirimir qualquer dúvida.

Com uma apresentação empolgante, que levantou o público presente, o júri consagrou como vencedor o samba concorrente n° 3, conduzido pelos intérpretes Ricardo Cidadão e Rosilene Leão.

CONTINUA APÓS ANÚNCIO

A praça do Rosário lotada foi ao delírio, cantando forte em determinadas partes do samba, como no verso “Auê, Auà/A nossa história vai começar/São 60 anos na avenida/Eu acho bom me respeitar”.

O corpo de jurados foi outro ponto alto do evento.

Bastante diversificado e com profundos conhecedores de carnaval, havia representantes de agremiações de Belo Horizonte, Sabará e Nova Lima.

A composição da mesa julgadora ficou assim:

Dra Nancy Couto – Presidente de Honra da UR; Sandrinho Félix – Coordenador da Bateria da UR; Walma Maria do Amparo – Diretora de Harmonia da GRES Unidos da Vila (Sabará) e componente da ala da comunidade da Estação Primeira de Mangueira; Haender Rosa – Integrante da Comissão de Frente da UR; Alexandre Gurgel – Carnavalesco da UR; Marco Paulo Biaggi – 1º Destaque do GRES Canto da Alvorada (BH) e Felipe Marinho –Enredista e Pesquisador da GRES Boa Vista (Vitória), GRES Boi da Ilha (RJ), Tom Maior (SP) e Triunfo Barroco (BH), o qual foi convidado para ser o presidente da mesa.

No julgamento os jurados deveriam avaliar os quesitos letra e melodia, atribuindo notas de 3,5 à 5,0 pontos a cada um deles, depois juntando as notas para se formar a nota final de cada jurado para cada um dos 3 sambas concorrentes.

Em letra, seria avaliada a riqueza poética, beleza, bom gosto e adequação ao enredo; já no quesito melodia, deveriam ser avaliadas as características rítmicas do samba para facilitar o canto e dança dos componentes da escola.

Os demais sambas concorrentes foram o nº 1, parceria de Mauro Bainha e Mário da Viola; e o samba n° 2, parceria de Jamerson, Adriano Di Minas e Valtinho Magal.

O evento foi prestigiado também por representantes do GRES Imperavi de Ouros (BH), na pessoa do seu intérprete de samba Guilherne; pelo presidente e 1a dama da Canto da Alvorada, atual campeã do Carnaval de Belo Horizonte e pelo presidente, diretores e componentes da co-irmã nova-limense União do Morro.

Conheça a letra do samba vencedor, que poderá sofrer leves alterações ou complementos (conforme regulamento) para atender a melodia antes de ir ao estúdio para a gravação oficial:

(Bis) Auê, Auá

A nossa história vai começar São 60 anos na avenida Eu acho bom me respeitar

O Rosário vem mostrando a sua história Foram anos de vitórias Eu vou te contar Se não fosse a persistência de um povo Em fazer tudo de novo Só pra desfilar

Chuvas e enchente aconteceu E o dinheiro não apareceu Com as bênção de Vovó Maria Com muita luta o samba venceu

Que saudade Que saudade ó Bate forte coração Dos tempos dos desfiles lá na praça Ouvindo o grito da massa Oh, quanta emoção!

(Bis) O Rosário vem mais uma vez Desde o ano de 63 E a Nossa Senhora do Rosário Abençoou nossa escola de vez

A bateria explodiu, buuuullll Eu quero é me divertir Só não quero lembrar do “Troféu Abacaxi”

Olha que o samba venceu A nossa Águia brilhou Essa festa tão linda Que o negro então criou

(Bis) A festa é nossa vem pra cá O samba não pode parar Me dê licença que o Rosário vai passar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.