Foto: Reprodução/Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, agora volta a ser presidente eleito do Brasil. Neste domingo, dia 30 de outubro, as urnas consagraram o ex-metalúrgico como presidente novamente. Ele obteve 50,90% dos votos com 100% das urnas apuradas e assumirá o Brasil em 1° de janeiro de 2023. O presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 49,10%.

Os institutos de pesquisa, principalmente Datafolha e Ipec (antigo Ibope), já capturavam a tendência de vitória de Lula.

Luiz Inácio, portanto, derrota Jair Bolsonaro (PL), quem governou o Brasil de 2019 e governará até 31 de dezembro de 2022.

Lula

Nascido em Guaranhuns, em Pernambuco, Luiz Inácio Lula da Silva foi metalúrgico e se candidatou a presidente pelo menos três vezes antes de se eleger em 2002. Governou o Brasil entre 2002 e 2010, quando elegeu a ex-presidente Dilma Rousseff, também do PT.

Lula foi acusado de corrupção, mas conseguiu na justiça a suspeição do ex-juiz federal Sérgio Moro, após ao escândalo da “Vaza Jato”, que mostrava o juiz combinando provas com o Ministério Público para incriminar o petista. Mesmo assim, Lula ficou preso entre abril de 2018 e novembro de 2019. Neste momento, não há condenação contra ele.

Foi o petista quem criou o Bolsa Família, ProUni, popularizou o Fies, o Samu e entre outros programas, como o Luz Para Todos e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Além disso, Lula também criou algumas ferramentas anti-corrupção, como sancionou a Lei da Ficha Limpa, criou o Portal da Transparência e a Lei de Acesso à Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.