FOTO: Luis Dutra
Após dois anos sem funcionamento, a importante creche São Judas Tadeu, no Jardim Canadá, foi reinaugurada no último sábado, dia 8. Com a presença de autoridades, como o prefeito João Marcelo (Cidadania), o presidente da Câmara, Anisinho (PTB) e também do fundador Flávio de Almeida, que é ex-vereador e ex-secretário em Nova Lima, o evento contou ainda com o ex-deputado Gabriel Guimaraães. Outros vários secretários municipais e vários vereadores estiveram presentes, entre eles Zé Lino (PP), Silvânio Aguiar (PSD), Claudinho da Vale (PP) e José Carlos “Boi” (PSL).
Desde 2016, a Creche não recebe o repasse anual garantido pela Lei de Subvenções,
expedida pelo Governo Municipal e aprovada pela Câmara, por isto, foi apadrinhada pela
Cedro Mineração, empresa atuante no município e que já realizou obras de contrapartida no
bairro Vale do Sol. A cúpula da empresa também esteve presente. Eles foram cruciais na reabertura do espaço.
Antes da paralisação das atividades, a Creche atendia cerca de 680 crianças, além de apresentar consultoria jurídica, auxílio psicológico, clube do livro e atividades de esporte e lazer aos demais familiares.
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Com muitas crianças, pipoca na entrada e rua do lazer, o local ficou cheio de moradores e a nossa equipe apurou que as inscrições para utilização do espaço estão a todo vapor. O vereador Thiago Almeida (PT), quem assume a presidência da Câmara em 2023, e que também foi presidente da associação que administra o espaço, falou com o Jornal Sempre Nova Lima sobre a reinauguração.
“É muito gratificante poder reabrir uma instituição depois de dois anos e oito meses fechada por uma pandemia que afetou muitas pessoas, muitas famílias e instituições que fazem trabalho social. Há uma carência muito grande em nossa comunidade e então hoje estamos reabrindo as portas da creche para que as famílias possam ser atendidas”, disse o vereador, que continuou:
“As famílias serão atendidas de 7h as 17h30, com trabalho psicológico, nutricional, educacional e acima de tudo com muito carinho”, finalizou. Quando questionado como mantém a instituição, Thiago falou sobre o “desafio”.
“É um desafio muito grande manter uma instituição. Porém, com a ajuda de parceiros e amigos e ao longo de 27 anos, conseguimos realizar o trabalho. Inclusive, temos a ajuda de muitos voluntários. Aqui não é apenas eu e minha família realizando o trabalho, mas também diversos colaboradores e diversas pessoas que vêm realizando junto com a gente dia pós dia na creche. Aqui é um dia por vez”, afirmou.
Presidência da Câmara
Sobre a próxima gestão da Câmara, que será presidida por um jovem, Almeida falou que é uma vitória do grupo.
“É uma realização de um grupo, não posso falar que é pessoal. É a realização de um grupo que apostou em mim, que apostou que a gente possa realizar um bom trabalho. A gente pode ver pela creche, eu com 16 anos assumi a presidência da instituição. Agora com 32 estou pronto para assumir a presidência da Câmara , realizar um bom trabalho e abrir as portas para a população e assim dar voz, vez e ter acima de tudo, uma Câmara que estará voltada para a realização de um excelente trabalho para a população de Nova Lima”, disse.