Foto: ANM/Divulgação

A Vale se posicionou para o Jornal Sempre Nova Lima e explicou o porquê de helicópteros sobrevoarem a barragem de Macacos nos últimos dias. Moradores questionaram o motivo para o jornal, que prontamente falou com a assessoria de imprensa da mineradora.

O Sempre quis saber se houve alguma mudança na estrutura da barragem de B3/B4, se o risco de rompimento se alterou, qual a situação da estrutura neste momento e o motivo das aeronaves. De prontidão, a empresa respondeu aos nossos questionamentos, explicando que 40% da barragem já foi descomissionada e que em breve chegará a 50%:

“A Barragem B3/B4 está em processo de descaracterização. Até o momento, cerca de 40% dos rejeitos do reservatório da estrutura foram retirados e até o final do ano o avanço da atividade deverá alcançar 50% de retirada do material. O trabalho é executado por equipamentos não tripulados, sem ninguém dentro dos caminhões, escavadeiras e tratores que realizam a retirada do material”, informou a Vale que continuou:

“As máquinas são operadas remotamente, com segurança para os operadores, a partir do Centro de Operações Remotas, estruturado pela empresa a cerca de 15 quilômetros da barragem. A B3/B4 está em nível 3 de emergência e integra a lista de 30 barragens da empresa que usam o método de construção a montante. A previsão de conclusão no momento, a julgar pelo ritmo das intervenções e estabilidade da estrutura, é finalizar a obra em 2025, dois anos antes do previsto inicialmente.”

A empresa explica que o sobrevoo de helicópteros no local trata-se de execução de algumas atividades.

“Os sobrevoos de helicóptero na região da estrutura são realizados para a execução de algumas atividades complementares de manutenção e inspeção da barragem tendo em vista que a área de ZAS não pode ser diretamente acessada por trabalhadores por questões de segurança em função do nível de emergência que a estrutura se encontra”, afirmou a gigante mineradora.

Outro questionamento da população dá conta sobre novas sirenes que foram instaladas em Macacos, distrito de Nova Lima. A empresa explica os motivos e afirma que os técnicos viram a necessidade de novas instalações, para aumentar a segurança.

“Os Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBMs) das estruturas da Vale estão em constante aprimoramento. Estudos identificaram a necessidade de melhorias no sistema de alerta da região com a instalação de duas novas sirenes em Nova Lima, sendo que uma delas já foi instalada na Defesa Civil do município.  A comunidade foi informada sobre a realização dessas atividades em reunião com a liderança comunitária no início de agosto. Além disso, no dia 14 de setembro, será realizado seminário orientativo. Serão apresentados os conceitos básicos do PAEBM e o mapa de inundação das estruturas de cada localidade. O evento também tem como objetivo abrir um espaço para esclarecer as dúvidas sobre o tema e reforçar a cultura de prevenção”, terminou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.