Foto: Reprodução/InternetFoto: Reprodução/Internet

A mais nova pesquisa Datafolha divulgada nesta última quinta-feira, dia 15, a 17 dias das eleições gerias no Brasil, mostrou uma estabilidade no cenário eleitoral. O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) pontuou 45% das intenções de voto, o mesmo patamar da última divulgação, que ocorreu no dia 8 de setembro.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) marcou 33% das intenções de voto e caiu 1 p.p, ou seja, dentro da margem de erro que é de 2 p.p. Isso demonstra que há uma estabilidade, que tem sido marca das pesquisas nesta campanha eleitoral.

Ciro Gomes (PDT) tinha 7% há uma semana e agora aparece com 8%; Simone Tebet (MDB) aparece com 5%, o mesmo número da última pesquisa; já Soraya Thronicke somou 2% e na última havia pontuado 1%. Os que não sabem em quem votar somou 2% e aqueles que não votariam em nenhum deles somou 4%.

Os demais candidatos não somaram.

Segundo turno

Na simulação de um possível segundo turno feita pelo Datafolha, Lula apareceu com 54% e Bolsonaro com 38%. No cenário apresentado pelo Datafolha não é possível afirmar que haveria um segundo turno, já que em votos válidos, Lula aparece com 48% dos votos. Nesta técnica, o instituto retira os votos brancos ou nulos, a exemplo do que faz o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apurar os votos.

Como a margem de erro é de 2 p.p para mais ou para menos, Lula poderia alcançar mais do que 50% dos votos válidos e liquidar a eleição no primeiro turno.

Registrado com o número BR-04099/2022 no Tribunal Superior Eleitoral, este levantamento contratado pela Folha e pela TV Globo ouviu 5.926 eleitores em 300 cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.