A Vale, juntamente com as Defesas Civis municipais, realizará na próxima quarta-feira (31/8), às 10h, simulado prático de emergência em Nova Lima e Itabirito, com a população localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Maravilhas I, II e III e Cianita 2 e 3, das minas do Pico e Galinheiro. A atividade, que é rotineira e tem caráter preventivo, deve envolver cerca de 600 empregados da empresa e moradores de condomínios da região.

No horário do simulado, haverá o toque real de sirenes – antes é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado – e os participantes deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do trânsito de veículos na estrada municipal ITA-140, situada ao lado da Mina do Pico.

O simulado é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência envolvendo barragens.

Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens Maravilhas I e III e Cianita 2 e 3 continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e Maravilhas II permanece em nível 1 de emergência, que não requer a evacuação da população localizada a jusante da estrutura. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.