Foto: Placa dá aviso a ciclistas na Serra da Calçada em Nova Lima (MG)

A justiça autorizou a Tamisa a minerar na Serra do Curral após audiência de conciliação. O Tribunal de Justiça derrubou uma liminar pedida pelo Ministério Público que impedia o avanço da exploração.

A decisão ocorre um dia após a empresa conseguir outra liminar na Justiça que impediu o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) de deliberar sobre o tombamento provisório do terrítório natural. 

O magistrado responsável pelo caso afirmou que não ter ”vislumbrado” qualquer indício de má-fé, desvio de finalidade ou arbitrariedade na aprovação da atividade minerária. Ele considera que não cabe ao poder Judiciário decidir com relação a licenças ambientais relacionadas à mineração.

“Os órgãos administrativos agiram dentro de suas atribuições legais, não podendo o Judiciário intervir no cerne dos seus atos administrativos, dissecando o mérito que os permeia, para tudo anular, desprezando assim as aprovações e anuências concedidas, obstando atividade geradora de riqueza desenvolvida sem afronta aparente à legislação vigente”, argumentou.

Sem a liminar ou qualquer impeditivo judicial e, também, sem o tombamento da Serra do Curral, a Tamisa poderá seguir com suas atividades no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.