Foto: Prefeitura de Nova Lima - O secretário de Educação, Pedro Dornas, e o prefeito João Marcelo, ao lado de uma servidora pública e de crianças


ANTES DA MATÉRIA, LEIA ESTE COMUNICADO

Da Assessoria de Imprensa – A Prefeitura de Nova Lima implantou, em 10 junho, mais um serviço inédito no município: uma academia para bebês. O projeto oferece espaços exclusivamente equipados, dentro das escolas, para crianças de 4 meses a 5 anos estimularem suas habilidades sociais, psicomotoras, cognitivas, sensoriais e emocionais.

A iniciativa é fruto de uma parceria com a rede Baby Gym, referência no país em metodologias inovadoras para o desenvolvimento da 1ª infância. Os profissionais da empresa treinaram os professores de Educação Física das unidades de ensino com a metodologia, para acompanharem as atividades junto às crianças. Os exercícios trabalharão aspectos como autonomia, criatividade e comunicação.

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, destaca a importância e o caráter pioneiro da iniciativa. “Buscamos o que há de mais moderno no Brasil para proporcionar o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor das crianças. Somos a primeira Prefeitura a ofertar um serviço que, geralmente, é encontrado somente em escolas particulares”.

Para o secretário de Educação, Pedro Dornas, o projeto está sendo implementado em um momento providencial, levando em consideração o período de isolamento e ensino remoto, adotados durante a pandemia, que trouxeram impactos para os alunos dessa faixa etária. “Cerca de 80% do desenvolvimento cerebral do ser humano se dá nos três primeiros anos de vida. Lançamos o Baby Gym agora também para proporcionar às nossas crianças, que perderam especialmente momentos de socialização importantes nessa faixa etária, a oportunidade de se desenvolverem de forma integral”, pondera.

Em maio, cinco escolas, que abrangem um total de 1.050 estudantes matriculados do berçário ao 2º período, contam com esse serviço gratuito. Em cada uma delas, foi instalada uma sala estruturada com tatames, túneis, mascotes, tecidos, bolas de pilates, espumados e brinquedos pedagógicos.

As atividades são oferecidas aos estudantes durante o horário regular e em horário integral. Seguindo a premissa de integração da comunidade escolar, os pais e responsáveis também podemparticipar do processo, comparecendo a aulas presenciais semanais ou quinzenais aos sábados. Além disso, os familiares recebem orientações sobre como realizar os exercícios em casa, reforçando o vínculo afetivo em momentos de aprendizado e diversão em família.

Baby Gym – Academia para Bebês

Público: 4 meses a 5 anos

Escolas-piloto:

● Centro de Educação Infantil Nancy Romani Duarte (Oswaldo Barbosa Pena) – (31) 3542-3077;

● Centro de Educação Infantil Maria de Lourdes Scoralick Serretti (Bela Fama) – (31) 3542-4589;

● Centro de Educação Infantil Nize Conceição Silva Ribeiro (Honório Bicalho) – (31) 3542-5209;

● Centro de Educação Infantil Professor Cássio Magnani (Jardim Canadá) – (31) 3581-3521;

● Escola Municipal Áurea Lima Taveira (Oswaldo Barbosa Pena) – (31) 3541-6909.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.