Da Assessoria de Imprensa PMNL

Em razão do alerta de frio intenso previsto para o município, iniciou este mês, em parceria com outras entidades, a Campanha do Agasalho, com a finalidade de arrecadar roupas, cobertores, meias dentre outros itens, que serão distribuídos às pessoas em situação de vulnerabilidade em decorrência do frio.

Além disso, a Prefeitura está distribuindo insumos para o enfretamento do frio, tais como cobertores, roupas, toucas e meias, para as casas de Passagem Masculina e Feminina e o Espaço Cidadania, além de disponibilizar esses insumos para famílias e indivíduos identificados como em situação de vulnerabilidade para enfrentamento da frente fria.

Para intensificar o atendimento nos momentos de queda de temperatura, o Serviço de Abordagem Social, a Guarda Civil Municipal e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil atuam na identificação de pessoas em situação de vulnerabilidade causada pelo frio intenso, com a entrega de insumos – cobertores, toucas, mantas térmicas entre outros itens – para enfrentamento da situação e com a mobilização dessas pessoas para que acessem o Espaço Cidadania ou as casas de Passagem.

Nova Lima possui duas casas de Passagem, sendo uma Feminina, localizada na Rua Nicarágua, 148, BNH, e uma Masculina, localizada na Rua Rubi, 75, Barra do Céu, que funcionam 24 horas. No total, essas casas têm capacidade para atender até 40 pessoas e, nesse período, dispõe de 12 vagas para acolher quem necessita.

Nova Lima conta ainda com o Espaço Cidadania, que funciona de segunda a sexta feira das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 12h, localizado na Rua José Wanderley, 42, Centro. Nele funciona o Programa de Atendimento e Atenção à População em Situação de Rua, com capacidade para atendimento diário de até 60 usuários. Os usuários têm acesso à alimentação, locais para banho e lavagem de roupas e espaço para guarda de pertences. Também são realizadas atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, no fortalecimento de vínculos entre pessoas e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

O Serviço Especializado de Abordagem Social atua na abordagem e busca ativa, em todo o território do município, de pessoas em situação de rua, verificação da incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, dentre outras. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h à 0h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 21h.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.