Como observado e noticiado pelo Jornal Sempre Nova Lima, a Prefeitura de Nova Lima e a Câmara Municipal construíram em conjunto a aprovação daquilo que pode vir a ser a maior parceria público privada da história de Nova Lima em termos de iluminação pública.
A PPP, que foi rejeitada em sua primeira análise no ano passado, foi rediscutida e modificada, já que os vereadores possuíam receio do município se endividar no longo prazo para poder sustentar a parceria.
A matéria promete levar luzes de LED para toda a cidade e com possibilidade de instalações de internet em postes e câmeras de segurança. Tal falto elevaria a cidade a um grande patamar em termos de acessibilidade.
Na versão original, Nova Lima precisaria tomar crédito no mercado a fim de custear sua parte da PPP. Agora, estes valores sairão dos cofres do município, através da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). A mudança iria conferir até 46% de economia para o consumidor que contribui com a iluminação pública.
Licitação acontecerá na Bolsa de Valores de São Paulo
A licitação para determinar a empresa que vai fazer as instalações e também o projeto em toda a cidade, acontecerá na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
Isso confere grande destaque e condições especiais para o contrato. Além de atrair capital do exterior, para uma empresa participar de licitações na bolsa, precisa cumprir rígidas exigências e regras de compliance.
Além disso, há grandes possibilidades das instalações manterem uma excelente qualidade, mas com um preço bem mais barato, já que a concorrência tende a ser maior dentro da B3.
O contrato com a empresa que vencer a licitação deverá ser de 13 anos. No meio do contrato, a empresa será obrigada a trocar as lâmpadas, garantindo a qualidade do serviço.
Prefeito comenta aprovação
No Twitter, o prefeito João Marcelo (Cidadania), comemorou a aprovação do projeto: