A equipe Tático Móvel (TM), da 1º Cia Independente de Polícia Militar, responsável pelo policiamento em Nova Lima, Raposos e Rio Acima, foi responsável pela apreensão de mais de 100 armas na região, em apenas um ano de atuação.
O pelotão é especializado em intervenções para combate à criminalidade violenta, tráfico de drogas, organizações criminosas
e gangues, além do cumprimento de mandados judiciais.
O TM regional composto por pelo menos três militares enquanto patrulham, sendo duas equipes (Aplha e Bravo).
Já no lançamento ano passado, o pelotão foi responsável pela apreensão de drogas no Bairro Jardim Canadá, mostrando já a proatividade da equipe, que passa por treinamentos constantes de aperfeiçoamento.
Além de um alto volume de drogas apreendidos neste um ano, houve também registro de pelo menos 100 armas retiradas das ruas no período, número que rendeu destaque no estado.
Em outubro do ano passado, a área coberta pela 1ª Cia ficou em 1° lugar no Indice de Apreensão de Armas de Fogo (IAF), entre 17 cidades da 3ª RPM. Outro destaque foi na Taxa de Reação Imediata (TRI), que indica resposta da PM quando ocorre o crime violento, sobretudo em relação à prisão dos autores.
O grupo também atua em regiões de maior incidência criminal, demonstrados em levantamentos do serviço de inteligência da segurança pública.