Reprodução/TV Globo - A escola municipal do distrito de Macacos

A comunidade escolar de Macacos ganhou um aliado no processo de aprendizagem. A partir deste mês, professores e alunos da Escola Municipal Rubem Costa Lima terão acesso a um conjunto de estratégias inéditas em Minas Gerais, desenvolvidas para estimular a inovação, a criatividade, a resolução de problemas e a diversão na sala de aula. O Trilhas do Saber Aprendizagem Criativa é uma iniciativa da Vale que utiliza o Programa de Aprendizagem Criativa da Faber-Castell e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima. 

Lançada em 2018 pela Faber-Castell, a metodologia usada no projeto já impactou mais de 10 mil alunos em vários estados do Brasil. Em um ambiente repleto de criatividade e com acesso a materiais como tecidos, botões e lápis de cor, as crianças serão estimuladas a desenvolver projetos conectados aos conteúdos curriculares. “Essa metodologia favorece o desenvolvimento de uma série de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo a principal delas a própria criatividade. Também serão trabalhados o pensamento crítico, o trabalho em equipe e o uso significativo, reflexivo e ético da tecnologia”, explica o Analista de Desenvolvimento Social da Vale, Felipe Faria. 

Para que as equipes pedagógicas das escolas atuem como facilitadores do processo, elas receberão formação e acompanhamento durante três anos. “Além disso, vamos envolver os familiares dos alunos. Acreditamos que, dessa forma, a aprendizagem será potencializada”, completa Faria.

A ideia é transformar as salas de aula em micromundos de aprendizagem, onde os alunos podem explorar a criatividade e expressar suas ideias de diversas formas. Imersos em uma Floresta Encantada ou em uma Exploração Submarina, com os mais variados recursos para criar e aprender, os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem, tendo o professor como um parceiro e mediador. “Entendemos que a criatividade é uma habilidade fundamental para as pessoas no mundo atual e, por meio do programa, instrumentalizamos e estimulamos esse pensamento criativo de forma estruturada nas crianças, preparando-as para lidar com desafios e serem bem-sucedidas na vida pessoal e profissional”, explica Bruna Tedesco, Diretora de Inovação e Novos Negócios da Faber-Castell Brasil.

Plano de Compensação e Desenvolvimento

O projeto Trilhas do Saber Aprendizagem Criativa está alinhado com as ações do Plano de Compensação e Desenvolvimento da Vale para Macacos. Construído a partir da escuta ativa da comunidade e do diálogo com o poder público, o projeto conta com a participação direta de representantes da comunidade para que as principais necessidades locais sejam conhecidas e priorizadas. O objetivo do plano consiste na implementação de medidas, de caráter compensatório, voltadas a infraestrutura urbana, saúde, educação, lazer, cultura e turismo, dentre outras. Importantes entregas já foram feitas. Entre elas, destacam-se a revitalização da Capelinha de Macacos, importante patrimônio e atrativo turístico do distrito e a construção da nova sede da Escola Municipal Rubem da Costa Lima, também em Macacos, que dobrou a capacidade de atendimento da instituição de ensino.

Em 2022, serão entregues 11 novas obras na comunidade, incluindo a conclusão da reforma das pontes do Marcinho e do pontilhão da Grota Fria, a reforma do posto da Defesa Civil, a reforma de sinos e cruzeiros, a recomposição do piso das ruas da Saudade e Dona Maria da Glória, duas das principais vias do distrito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.