A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) apresentou nesta terça-feira, dia 15, o Plano de Recuperação e Aceleração da Aprendizagem – que visa a superação da defasagem educacional na rede municipal, principalmente no pós-pandemia.
Segundo a SEMED, desde o início do ano letivo tem sido feito diagnósticos com relação aprendizagem dos alunos, considerando especialmente a desigualdade educacional acentuada no período de afastamento do ambiente escolar. Entre as capacidades testadas estão a de leitura, escrita e raciocínio lógico.
Após a conclusão da avaliação diagnóstica, os responsáveis pelo alunos serão informados do resultado. “Com o avanço do projeto, o sistema educacional terá 70 professores recuperadores que atuarão na linha frente promovendo o acolhimento dos alunos e ministração dos conteúdos, por meio de metodologias diferenciadas e lúdicas”, afirma a secretaria
Aos precisarem de apoio pedagógico, a Prefeitura vai disponibilizar extensão da carga horária, com oferta de um horário extra facultativo, das 11h30 às 12h20, em cada escola. A instituição será responsável pela organização do ensino personalizado em turmas de reforço, com dez estudantes por classe. Os alunos que aderirem ao horário extra terão à disposição o transporte escolar para ida e volta.
Outra medida será reforço [escolar] paralelo para os não-alfabetizados na idade recomendada, durante o horário regular, com o suporte do professor recuperador em outro ambiente.
É um trabalho que envolve empatia para com os estudantes e a sua realidade. Nós estamos sentando com um por um, medindo seus conhecimentos de forma técnica, mas promovendo uma escuta carinhosa e acolhedora, a fim de entender o que as palavras nem sempre conseguem expressar.
Pedro Dornas, secretário de Educação.
Para o prefeito João Marcelo (Cidadania), “o Saber + é mais uma política pública que reforça a preocupação do governo com a inclusão e a equidade”, com ”o objetivo do plano é não deixar ninguém para trás. Nós sabemos que é árduo o trabalho de reparar os danos causados pela pandemia, mas temos condições e muito empenho para cumprir essa missão”.
Outros eixos
Serão criados também vínculos na comunidade escolar, tornando as famílias coparticipantes do processo, por meio do projeto Minha Família Também me Ensina, cujo objetivo é orientar os familiares sobre as maneiras de tornar o estudo em casa mais eficiente.
Apoio tecnológico
A SEMED vai disponibilizar ainda plataformas virtuais de aprendizagem nas escolas, com login pessoal para acesso à plataforma Google Classroom, além de distribuir 7 mil tablets destinados aos estudantes do ensino fundamental e internet gratuita nesses aparelhos.
A secretaria tem feito treinamentos com os servidores para adaptação ao novo sistema .