O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) confirmou que policiais penais controlaram o tumulto no presídio de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que teve início por volta das 16h da última segunda-feira, dia 6.
O Comando de Operações Especiais (Cope) foi acionado para poder controlar a situação. Agentes penitenciários descobriram uma tentativa de fuga de detentos e pediram reforço para encerrar a tentativa de fuga. Neste momento, o tumulto se iniciou.
“O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) informa que policiais penais controlaram no final da tarde desta segunda-feira (7/3) um motim no Presídio de Nova Lima. A situação se iniciou por volta das 16h quando presos da unidade prisional começaram a quebrar paredes que separam as celas. A ação de contenção contou com o apoio do Comando de Operações Especiais (Cope) do Depen-MG”, afirmou.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) afirmou que um procedimento administrativo será aberto para apurar a situação: “Todos os procedimentos foram realizados para que a situação fosse controlada o mais breve possível, em sua totalidade. Neste momento a unidade está controlada. A direção do presídio irá instaurar procedimento administrativo para apurar as circunstâncias do ocorrido.”
A Sejusp confirmou que dois detentos ficaram feridos levemente após a situação: “Há dois presos feridos sem gravidade. Eles foram encaminhados para uma Unidade de Pronto Atendimento. Todos os demais custodiados e Policiais Penais encontram-se bem, sem quaisquer necessidades de atendimento médico”, finalizaram.
O Sempre questionou a Sejusp sobre quantas celas ainda estão funcionando no local. Depois da situação e de celas danificadas, presos serão transferidos para outras unidades estaduais.