Militares do Corpo Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foram homenageados na última terça-feira, dia 15, na cidade do Rio de Janeiro, com a Medalha Mérito Avante Bombeiro, pelo apoio prestado por sua tropa especializada nas áreas de busca e salvamento na cidade de Petrópolis, no estado do Rio, após enchente e deslizamentos de grande porte.

A série de tragédias devido ao grande volume de chuva, levou a morte 232 pessoas.

A força de segurança foi recebida no Palácio Guanabara, sede do governo estadual pelo governador do Estado, Cláudio Castro; e do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel BM Leandro Sampaio Monteiro.

Atuação

No dia 18 de fevereiro, 14 militares especialistas em salvamento e soterramentos, enchentes e inundações, busca e resgate em estruturas colapsadas e buscas com cães, deslocou para o município por 7 dias. No dia 24 outros 14 militares fizeram a troca e deram suporte até dia 3 deste mês.

Além de equipamentos no reforço na busca, o comando dos Bombeiros em Minas afirma que eles levaram “as qualificações e conhecimentos adquiridos pelas especializações ofertadas pela corporação, que é referência em capacitação, neste tipo de desastre”, principalmente após tragédias envolvendo barragens no estado.

Integração nacional

“A atuação conjunta representou uma oportunidade única no sentido de consolidar valores de cooperação e prontidão que são próprios dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, de intercâmbio de boas práticas e fortalecimento de um esforço público efetivo para a redução dos impactos dos desastres no país”, destaca o CBMG.

A operação contou com esforços de diversos Corpos de Bombeiros Militares do país, com a apoio de voluntários, brigadistas, órgãos municipais, estaduais e federais diversos, bem como o apoio da iniciativa privada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.