O governador de Minas pelo partido Novo, Romeu Zema, visitou nesta sexta-feira, dia 14, a cidade de Raposos, duramente afetada pelas chuvas na última semana.

O governador em entrevista afirmou que “um cenário de guerra é o que estamos assistindo aqui. Se a cidade talvez tivesse sido bombardeada, o estrago não teria sido tão grande (…)”. De acordo com a Prefeitura, há cerca de 10 mil desalojados, o que significa aproximadamente metade da população.

“Eu posso já adiantar que uma parte expressiva será pra reconstruir aquilo que foi destruído. Tivemos muitas rodovias e vias afetadas por deslizamentos e excessos de água e precisamos reestabelecer essas vias. Será também aplicado nas questões humanitárias no tratamento para aquelas pessoas que tiveram suas casas destruídas”, disse Zema ao anunciar R$ 560 milhões para as pessoas das áreas afetadas.

Ele pediu agilidade aos gestores municipais no encaminhamento das questões técnicas sobre as condições para liberar com mais rapidez recursos para reconstrução.

Além da verba já garantida, Zema disse que pediu R$ 940 milhões para o governo federal para investimentos nas áreas afetadas. Minas tem 341 cidades em situação de emergência; 24 mortes em decorrência das tempestades foram registradas desde outubro. Pela menos 3.992 estão desabrigados e 24.610 desalojados, de acordo com o governo estadual. Nova Lima e Rio Acima estão nessa condição. Raposos decretou estado de calamidade pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.