Foto: Reprodução Redes Sociais - O condomínio Jardim Monte Verde

Por Estado Minas

A mineradora Vale comprou todas as casas e lotes de um condomínio de luxo em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, depois que um estudo geológico feito no local classificou o empreendimento imobiliário como “área de risco” devido a proximidade de barragens. A perícia foi realizada após trincas e rachaduras surgirem em vários imóveis e detectou instabilidade nas construções por conta da atividade de mineração nas imediações.

As mais de 30 casas e 51 lotes do condomínio teriam custado à mineradora mais de R$ 100 milhões, conforme levantamento feito pela reportagem tomando como base anúncios de venda de mansões do condomínio. A empresa não informou o valor oficial da negociação. Além de adquirir os imóveis, a Vale também pagou indenizações aos moradores por danos no processo.

O Condomínio Jardim Monte Verde, localizado às margens da BR-040, sentido Belo Horizonte, é vizinho da mina Mar Azul e fica muito próximo das barragens B6/B7 da estrutura. Uma outra mina, a Capão Xavier, fica do outro lado da rodovia. O local conta com 51 lotes e infraestrutura com clube particular, quadras de vôlei e futebol, centro de convivência e parque infantil.

A Vale confirmou que fez uma proposta aos condôminos, em 2020, para reparação da área, “incluindo a aquisição dos imóveis e indenização às famílias”. A reportagem perguntou qual o valor pago pela mineradora aos moradores, mas não obteve resposta.

Em nota, a mineradora disse, ainda, que um estudo técnico feito por uma empresa terceirizada “constatou interferências da operação da mina Capão Xavier em área do condomínio Jardim Monte Verde, em Nova Lima (MG).”

“De acordo com a pesquisa, a geologia do terreno é mais suscetível a deformações do solo”, disse a Vale. 

A reportagem apurou que quatro famílias ainda vivem no condomínio, mas já negociaram seus imóveis com a mineradora e estão em processo de mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.