O prefeito João Marcelo (Cidadania) falou com exclusividade ao Jornal Sempre Nova Lima sobre os episódios de chuva que vem atingindo Nova Lima e região neste sábado, dia 8, e que vem causando perigo de alagamento e deslizamento de encostas. JM deu a entrevista após a reunião emergencial do Comitê de Crise da Prefeitura.
O mandatário pediu para a população redobrar a atenção neste momento de aumento do nível de chuva e para não compartilhar “fake news”: “Meu principal pedido à população é que permaneça atenta aos acontecimentos e principalmente de uma forma geral que todos os nova-limenses não compartilhem notícias falsas. Acompanhem os canais oficiais da Prefeitura e vamos compartilhar as informações verdadeiras”, disse.
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
O Sempre quis saber como a administração vem agindo para mitigar os riscos para a população devido aos riscos geológicos. Segundo o prefeito, “a administração municipal instituiu o Comitê de Crises que tem acompanhado as chuvas dos últimos dias e permanece atento à situação dos rios e córregos de nossa cidade”, afirmou JM, que continuou:
“Temos acompanhado de perto e mantido um contato com a comunidade. No caso de Honório Bicalho e Santa Rita já há uma determinação da Defesa Civil Municipal para pessoas que moram em situação de risco, que deixem suas casas, levando imediatamente os materiais de identificação e que possam procurar a casa de familiares e amigos. As pessoas que não tiverem para onde ir, serão abrigadas pela Prefeitura nas escolas Dalva Cifuentes em Bicalho e Dulce Santos Jhones em Santa Rita. Este é o nosso trabalho e a Defesa Civil segue acompanhando ao lado das nossas secretarias como de Desenvolvimento Social, Segurança e Obras, que estão inteiramente à disposição em trabalho integrado”.
No momento da entrevista, a Defesa Civil não havia tomado a decisão de pedir a evacuação dos moradores do Matadouro, o que veio acontecer alguns minutos depois. João se certificou de que recebemos a informação pessoalmente, a fim de concedermos a notícia da melhor maneira. Contudo, havíamos perguntado sobre a possibilidade de alagamento na Avenida José Bernardo de Barros.
“Numa cidade que historicamente em dias de intensa chuva, ocorre alagamentos nessas regiões, são regiões já conhecidas, é importante todos permanecermos em alerta. Não podemos fechar os olhos”, afirmou ele.
Chuvas nos próximos dias
O problema não deve se cessar neste sábado. O Sempre quis saber se o prefeito detinha a informação sobre o volume de chuva nos próximos dias. E ele confirmou que “as informações dão conta que a chuva vai persistir nos próximos dias, pelo menos nos próximos quatro ou cinco dias. Uma chuva constante e que exige esse profundo acompanhamento.”
[…] João participou da reunião do Comitê de Crise no sábado através de videoconferência e comandou os trabalhos de mitigação de risco frente às chuvas. Ele ainda concedeu uma entrevista ao Jornal Sempre Nova Lima sobre as ações tomadas naquele moment…. […]
[…] […]