O Governo de Minas, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG), decidiu para esta quarta-feira, dia 3, o retorno obrigatório dos alunos da rede pública de ensino de sua responsabilidade.

Só não será obrigatória a volta dos alunos que protocolem formalmente um pedido ao colégio, que analisará e emitirá a autorização ou não para atividades remotas.

A escola que está chamando estudantes para voltar é porque tem condição de receber. Pode acontecer de uma ou outra não poder receber por ainda não ter autorização da Seduc. Temos escolas sendo reformadas, mas esses casos estão sendo tratadas pelas equipes da Seduc. A regra é voltar à escola.

Secretário estadual de educação, Ellen Gera

Ainda de acordo com Gera, algumas escolas estão sendo adaptadas e reformadas para a volta dos alunos.

Com a medida, os alunos passam a ter que comparecer no colégio para cinco dias de atividades presenciais para a 3ª série do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental e para as demais séries do Ensino Médio e Ensino Fundamental serão quatro dias de aulas presenciais e um com abordagem remota

Protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as pessoas, higienização frequente das mãos, são algumas das medidas recomendadas pelo Comitê Técnico do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) e serão mantidos, já que havia uma volta gradativa dos alunos.

Contestação

A deputada estadual e também professora, Beatriz Cerqueira (PT), anunciou que vai ajuizar uma ação para derrubada da medida, que segundo ela pode gerar impactos negativos, já que ainda há um quadro de epidemia, que pode afetar os alunos e consequentemente o núcleo familiar em caso de infecção.

A deputada também alega falta de apoio aos profissionais durante o período crítico da situação e a falta de investimentos para aulas on-line na rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.