A Prefeitura de Nova Lima, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promove entre os dias 1 e 2 do mês que vem, a Conferência Municipal de Educação, que será realizada de modo virtual, com transmissão pelos canais virtuais da entidade. Inscrições podem ser feitas até o dia 29 desse mês.

O evento é a primeira etapa do percurso e elege delegados que vão representar Nova Lima nas conferências estadual e nacional, no ano que vem e representam a finalização do processo que gera além do debate, ações para o eixo.

A conferência tem entre os temas: inclusão, equidade e qualidade da educação brasileira com base no Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034; escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação; a criação do SNE (Sistema Nacional de Educação); e os avanços e indicadores educacionais municipais.

Para participar dos grupos de trabalho é necessário inscrição prévia. Já as palestras estarão disponíveis para todos os interessados e não será necessário fazer inscrição.

PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA (01/12)  

8h30 – 9h
Abertura

9h – 9h30
Palestra – Indicadores educacionais do município de Nova Lima

Palestrante
Afonso Celso Correa de Araújo Valle – graduado e mestre em Administração Estratégica, Competitividade e Inovações. Atua, há mais de 12 anos, como consultor de gestão nos setores público e privado, nos segmentos de Educação, Serviços e Governos. Também é especialista em Gestão Pública, Gestão Educacional, CVA, Gestão Integrada de Receitas, Custos e Despesas, Orçamento Matricial e Base Zero, Gerenciamento de Projetos e de Processos BPM e Administração Profissional. Professor acadêmico em cursos de Gestão e Administração de Empresas.

9h30 – 10h
Palestra – As Interferências do Racismo Estrutural na Educação Básica: rupturas necessárias e intervenções urgentes.

Palestrante
Rosa Margarida de Carvalho Rocha – escritora, professora, trabalhou na rede pública e particular de ensino. Com o olhar para a prática docente, escreveu livros como Almanaque pedagógico afro-brasileiroAlfabeto negro e Pedagogia da diferença. É especialista em didática e fundamentos teóricos da prática pedagógica e em estudos africanos e afro-brasileiros, tendo como principais temas a construção positiva da identidade da criança negra, história da África e dos africanos no cotidiano escolar. Em sua trajetória pela educação, além da sala de aula, passou por Secretarias de Educação em três estados diferentes e assessorou o Ministério da Educação na concepção e elaboração do livro Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico Raciais.

10h – 11h30
Grupos de Trabalho Eixo I – (Google Meet)

Mediadoras
Fernanda Bordini e Marlene das Dores do Carmo – Departamento de Ensino da Prefeitura Municipal de Nova Lima

14h – 14h20
Palestra – A valorização dos profissionais da educação para um novo projeto de educação

Palestrante
Valéria Morato – presidenta do Sinpro Minas, da CTB/MG, vice-presidente nacional da CTB e professora há mais de 30 anos. Especialização em Supervisão Escolar e Pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas. Secretária-adjunta de Educação em Divinópolis, entre 2009 e 2014.

14h20 – 15h
Palestra – Base Comum Curricular (BNCC) e Currículo de Minas Gerais

Palestrantes
Érica Mendes Chagas – supervisora pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Nova Lima, pós-graduada em Alfabetização em Língua Portuguesa do 1º ao 4º ciclos do Ensino Fundamental, pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais em Minas Gerais – Cepemg. Em 17 anos de trabalho na Prefeitura Municipal de Nova Lima, atuou na supervisão escolar da Escola Municipal Cristiano Machado e como técnica da Assessoria Pedagógica do Ensino Fundamental, desde 2011. Esteve à frente da formação de professores e supervisores em cursos, como o PRO-LETRAMENTO e PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Língua Portuguesa e Matemática.

Gislaine Cristina Antero Rocha – graduada em Pedagogia, com pós-graduação em Psicopedagogia, Supervisão Escolar e Educação Infantil e curso de extensão em Inclusão Escolar. Trabalha na Rede Municipal desde 2002, atuando como professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental, professora da sala de recursos e supervisora. Hoje atua na Secretaria Municipal de Educação com apoio técnico e pedagógico da Educação Infantil.

15h30 – 17h
Grupos de Trabalho Eixo 2 – (Google Meet)

Mediadoras
Flávia Luciene de Freitas e Kelly do Pilar Costa Cruz – Departamento de Ensino da Prefeitura Municipal de Nova Lima


QUINTA-FEIRA (02/12)

8h30 – 9h30
Palestra – Os desafios de educar para a liberdade na sociedade da informação

Palestrante
José Heleno Ferreira – licenciado em Filosofia, mestre em Mídia e Conhecimento e doutorando em Educação (PUC-MG). Professor da Rede Municipal de Ensino de Divinópolis e da Universidade do Estado de Minas Gerais. Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

10h – 11h30
Grupos de Trabalho Eixo 3 – (Google Meet)

Mediadoras
Érica de Oliveira Gouvêa e Silvânia Lourença Valentim – Departamento de Ensino da Prefeitura Municipal de Nova Lima

13h – 14h
Palestra – Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo de construção

Palestrante
Paulo Leandro de Carvalho – mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, na linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação, membro técnico do Grupo de Trabalho sobre Sistema Nacional de Educação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

14h30 – 16h
Grupos de Trabalho Eixo 4 – (Google Meet)

16h15 – 17h
Plenária final e eleição dos delegados

Mediadoras
Patrícia Coura e Silvia Aparecida Ribeiro – Departamento de Ensino da Prefeitura Municipal de Nova Lima

*Com informações da Prefeitura de Nova Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.