Foto: Vale

Turismo, agroecologia, gastronomia, reciclagem, lazer. Dez novos negócios, de setores variados, estão prestes a tomar forma, contribuindo para a economia criativa local em São Sebastião das Águas Claras (Macacos, Nova Lima). Os projetos foram selecionados para a etapa de aceleração do Projeto Horizonte, iniciativa da Vale em parceria com a empresa de educação empreendedora Semente Negócios, que busca estimular o desenvolvimento de negócios focados em criar soluções inovadoras para os problemas enfrentados pelos moradores locais.

Na etapa de aceleração, que tem início em novembro, os empreendedores terão acesso a consultorias especializadas em suas áreas de atuação, mentorias, rede de parceiros e um aporte de até R$ 50 mil em capital semente – financiamento para empresas que começam a dar os primeiros passos.

Em Macacos, as capacitações do Projeto Horizonte foram decisivas para ajustar o modelo de negócio da empresa Curumim Orgânico e gerar mais receita. Especializado em compostagem e venda de adubo orgânico, o negócio viu as vendas aumentarem em 300% e hoje atende a clientes em diversos estados do Brasil.

“Participar do Projeto Horizonte deu uma guinada no negócio. Antes, a ideia era buscar o resíduo orgânico na casa das pessoas e trocar por um balde cheio de adubo, por meio de um plano de mensalidades. A logística era complicada e identificamos vários gargalos. Percebemos que o nosso forte é a produção do húmus, que é de altíssima qualidade, algo diferenciado do mercado”, explica Thomas Duarte, um dos sócios.

Agora que o Curumim Orgânico está na fase de aceleração, o plano é profissionalizar ainda mais a produção para chegar mais longe. “Compramos maquinário e estamos deixando a produção artesanal. Com a otimização, a previsão é dobrar a produção nos próximos meses”, planeja o empreendedor.

Da ideia à prática

Como Thomas Duarte, outros empreendedores em Macacos, Barão de Cocais, Santa Bárbara, André do Mato Dentro, Barra Feliz e Cruz dos Peixotos (distritos de Santa Bárbara), Itabirito, Antônio Pereira e Engenho Correia (distritos de Ouro Preto) se beneficiaram do Projeto Horizonte. A primeira etapa, a Maratona Empreendedora, capacitou mais de 1.200 pessoas, direta e indiretamente, com negócios em quatro frentes: Soluções para Cidades Sustentáveis e Economia Circular, Desenvolvimento rural e turismo ecológico, Inclusão digital, educação e infraestrutura e Saúde comunitária e tecnologias para o bem-estar.

Todos passaram por oficinas, bate papos com empreendedores, webinários, sessões para tirar dúvidas e outras atividades em temas relativos ao empreendedorismo e à inovação. Na fase da pré-aceleração, foi a vez de testarem e validarem seus negócios.

Na fase de aceleração, que vai até outubro de 2022, participam 39 projetos. Os que demonstrarem aptos como negócios sociais e negócios de impacto serão selecionados para a graduação, quando serão apresentados a parceiros e stakeholders. “Nosso objetivo, ao financiar o Projeto Horizonte, é gerar oportunidades de melhoria das condições de vida nesses municípios. Entendemos que na medida em que se capacitam, poderão gerar mais negócios, renda para suas famílias e ampliar o mercado de trabalho de suas comunidades”, analisa Flávia Soares, gerente de Fomento Econômico da Vale.

Assessoria Vale

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.