Foto: Renato Rios Neto/Itatiaia

Um atleticano identificado como Matheus de Freitas Ferreira, da torcida Galoucura, faleceu nesta segunda-feira, dia 29, após sofrer uma emboscada com outros torcedores alvinegros no Anel Rodoviário quando voltavam do confronto entre Atlético e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, quando o Galo venceu por 2 a 1 e encaminhou o seu bicampeonato da competição.

O homem estava num ônibus Move quando torcedores da Máfia Azul, torcida organizada do Cruzeiro, obrigaram o motorista a parar e atiraram pedras, paus, bombas e coquetel molotov contra o veículo. Várias pessoas ficaram feridas, entre elas Matheus, que foi socorrido para o Hospital João XXIII.

Seu falecimento foi confirmado nesta segunda e o presidente do Atlético Mineiro, Sérgio Coelho, pediu “serenidade” à Galoucura e clamou por paz. O medo é de retaliação por parte da torcida organizada atleticana, a fim de vingar a morte do torcedor. “Violência gera violência. Temos de acabar com isso”, disse o mandatário.

Em paralelo, o Atlético enviou ofício ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais e à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, requerendo rigorosa apuração e punição severa aos responsáveis. Eles foram identificados e presos logo em seguida pela Polícia Militar, que os encontrou em uma van branca e com eles encontrou vários artefatos perigosos que são usados em brigas.

Ministério Público pede banimento da Máfia Azul

Como consequência à agressão e também à morte do torcedor, o Ministério Público pediu para a Federação Mineira de Futebol (FMF) o banimento da torcida Máfia Azul de estádios por seis meses. Com isso, torcedores não poderiam entrar nos estádios com vestimentas que façam alusão à torcida.

O MP quer que torcedores da organizada fiquem distantes dos estádios pelo menos 5 quilômetros.

Atlético próximo do título

O Atlético poderá ser bicampeão do Campeonato Brasileiro nesta terça-feira, dia 30, após 50 anos de espera. O clube alvinegro venceu a competição pela última vez em 1971, sagrando-se o primeiro campeão. O Galo, que foi vice-campeão invicto em 1977 e passou perto em outros anos, como em 2020, quando ficou a apenas três pontos do Flamengo, o atual campeão, torce pela não vitória do time carioca que enfrentará o Ceará, a partir das 20h – na terça.

O rubro negro foi derrotado pelo Palmeiras por 2 a 1 no último sábado, dia 27, na final da Copa Libertadores da América. O jogo teve palco em Montevidéu, no Uruguai. Um erro fatal do meia Andreas acabou culminando na derrota do clube do Rio de Janeiro. Agora, para se manter vivo na luta pelo Brasileirão, o Fla precisa ganhar do Ceará e vencer, também, todas as próximas partidas da competição.

Mas só isso não basta, uma vez que o Atlético precisaria perder, também, todas as suas próximas partidas. A derrota no sábado acabou custando o cargo do treinador Renato Gaúcho, demitido pelo Flamengo nesta segunda-feira, dia 29.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.