Foto:Jornal Sempre Nova Lima

A Prefeitura de Nova Lima esclareceu nesta sexta-feira, dia 19, a falta de repasse de verba ao Villa Nova Atlético Clube neste ano. Segundo Executivo, time não apresentou certidões necessárias e tem problemas judiciais que podem acarretar em bloqueio de parte da verba que gira em torno de R$2,5 milhões

O assunto já vinha sendo tratado pela Procuradoria Jurídica, Controladoria Geral do Município e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que após análises criteriosas perceberam que falta por parte do Leão do Bonfim: certidões necessárias para receber os recursos e pendências de prestação de contas dos anos anteriores e que há inclusive investigação do Ministério Público (MP) com relação ao assunto.

A Gestão Municipal reconhece a importância dessa instituição centenária para sua torcida – e também para Nova Lima, inclusive nos cenários esportivos estadual e nacional –, mas reafirma que assumiu o governo com o compromisso de atuar sempre com responsabilidade e transparência na aplicação dos recursos públicos e, sobretudo, agir de acordo com a lei.

No estudo há também a possibilidade de que o dinheiro investido pelos cofres públicos, através de subvenção, seria retida pela justiça para o pagamento de dívidas do clube, mesmo que o dinheiro, por lei, deve ser aplicado nas categorias de base e não no futebol profissional.

“A não observância dos requisitos legais pode constituir ato de improbidade administrativa por lesão ao erário (tesouro público), implicando em uma série de penalidades”, afirmou o Executivo em nota. Em casos de improbidade, o prefeito e também secretários envolvidos no repasse podem ser afastados do cargo.

A Prefeitura afirma ainda que caso seja regularizada a situação como um todo, o repasse será feito e que busca junto a diretoria do Leão, através força-tarefa, “busca de parceiros da iniciativa privada para socorrer o clube neste momento de extrema dificuldade”.

Na nota, o município afirma ainda que o clube deve adotar um modelo de gestão que faça com que os recursos não sejam oriundos somente do poder público e cobrou da diretoria que seja feito de forma rápida “a implantação de um modelo de gestão moderno e eficiente no clube, de modo que o Villa Nova não dependa exclusivamente de recursos públicos para sua sobrevivência”.

Apesar do investimento pesado, o Villa naufragou na última edição do Campeonato Mineiro e disputa neste ano a segunda divisão do estadual. A última competição do alvirrubro foi a série D do Brasileirão, disputada também sem o brilho do time que já foi destaque e revelou craques como Luisinho ao esporte mundial.

A diretoria do clube ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.