O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) atualizou neta manhã de segunda-feira, dia 8, as informações da atuação de militares em Raposos, após chuvas intensas neste final de semana. Ribeirão do Prata transbordou e Rio das Velhas invadiu ruas.

Segundo o CBMG, num primeiro momento havia relatos de pessoas ilhadas no Bairro Várzea do Sítio, por conta do enchimento do Rio das Velhas e Ribeirão do Prata, que cortam a cidade. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO) da corporação, duas viaturas foram ao município/local indicado, aonde chegaram e constataram a volta da normalidade do curso do Rio, cabendo aos militares inspeção nos Bairro Várzea e também Matadouro, sendo os mais atingidos em caso de alagamentos.

“Ao chegar no local, as guarnições BM (Bombeiros Militar) verificaram que o nível da água já havia baixado e que o Rio já estava praticamente em sua calha. Foram vistoriados os bairros mais críticos, que geralmente são os primeiros a sofrer com aumento do nível do Rio: Várzea do Sítio e Matadouro. Em nenhum dos dois bairro havia risco aos moradores ou as residências”, aponta relatório descrito no BO.

Segunda-feira de limpeza na cidade

Na manhã desta segunda, o prefeito Serginho da Bota, do PSB, postou em suas redes sociais o trabalho das equipes do município para mitigar os transtornos causados pela lama na área central da cidade. Ele considerou o episódio de ontem como um “susto” e lembrou da enchente no ano passado que devastou a cidade e alertou a população para o risco de chuva até a próxima quinta, dia 11.

A Defesa Civil e demais servidores da Prefeitura de Raposos continuam em alerta já que há previsão de mais chuva até a próxima quinta. A angústia é muito grande, só de lembrar que há um ano passamos pela pior enchente da história de Raposos.

Cooperação das cidades vizinhas

Também nas redes sociais, Serginho agradeceu ao prefeito João Marcelo, de Nova Lima e Felipe Gonçalves, de Rio Acima pela cooperação e pelo caminhão pipa, enviado um de cada município para auxiliar nos trabalhos de limpeza nesta segunda.

14h:55: ATUALIZAÇÃO: Segundo a Prefeitura, uma idosa que é cadeirante ficou desabrigada e foi levada a um abrigo municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.