A funcionalidade faz parte da assistente virtual Bela, implantada pelo município, para realizar atendimento on-line e tirar dúvidas dos nova-limenses sobre sintomas e procedimentos relacionados à doença.

A Prefeitura de Nova Lima tem usado desde a última sexta-feira, dia 8, um programa que realiza o rastreamento e monitoramento, via WhatsApp, de pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados da Covid-19.

Segundo o Governo Municipal o monitoramento pretende reduzir a propagação e interromper a cadeia de transmissão da Covid-19. O órgão aponta que a investigação de casos e rastreamento de contatos são mais rápidas e oportunas e são feitas de forma completa.

Os números entram em contato através de mensagens no WhatsApp e também ligações. O órgão aponta para a necessidade da participação da população.

É fundamental que todas as pessoas que receberem a mensagem pelo aplicativo ou a ligação respondam às perguntas e contribuam com o município para a eficácia das ações de combate à Covid-19. 


Funcionamento

Uma equipe enviará uma mensagem através dos números (11) 9 5474-2762, (31) 9 8006-2868, (31) 9 8006-2870 e (31) 9 8006-3489. Com um formulário para todo paciente que testou positivo para Covid-19 em Nova Lima. A ideia é que, respondendo ao formulário, o paciente notificado informe o provável local de contaminação, nome e telefone de seus contatos com quem esteve próximo.

A pessoa indicada pelo paciente receberá uma mensagem da plataforma com a informação de que ela poderá ter tido contato recente com uma pessoa que testou positivo para Covid-19, tudo de forma sigilosa, segundo o órgão.

Também é esclarecido que, devido ao sigilo, o nome do paciente que a indicou não será informado. Além disso, os dados telefônicos informados serão usados pela Prefeitura exclusivamente para o rastreamento dos casos.

Assim que a pessoa responder à mensagem, será iniciado o programa de acompanhamento, durante dez dias, com disparo automático e diário de mensagem de WhatsApp. Clique aqui e confira passo a passo da ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.