Foto: Mosquito da dengue

A chegada do verão é sempre uma preocupação para a saúde pública já que aumenta a circulação do mosquito Aedes aegypti e das doenças associadas a ele (chamadas de arboviroses urbanas), como dengue, zika e chikungunya.

Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), no último dia 10, Nova Lima registra 350 possíveis casos das doenças transmitidas pelo mosquito, com uma morte confirmada. O número é bem elevado, levando em consideração o boletim de novembro, onde eram registrados apenas quatro possíveis casos.

Segundo especialistas, o maior desafio é diminuir os focos de criação do mosquito, já que o consumo excessivo de materiais de plástico que é facilmente descartados em locais inadequados aumenta a incidência de proliferação.

Campanha para retirada de entulho

Na semana passada, o Governo Municipal realizou um mutirão para que a população retirasse de sua casa possíveis criadouros. O morador deixava o lixo na porta da residência e um caminhão era destinado a recolher os entulhos.

Além de limpar frequentemente estruturas, onde possa haver focos e evitar água parada todos os dias como em baldes, lixeiras, calhas e vasos de planta é preciso também estar vigilante com a vizinhança, e apontar o problema o mais breve possível.

Os principais sintomas da Dengue são dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas, febre, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica, forma mais grave da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.