Foto: Reprodução/Polícia Militar

A Polícia Militar, através da 1º Cia Independente de Polícia, que atende Nova Lima, Raposos e Rio Acima, divulgou nesta semana os números relacionados a criminalidade nos municípios em que atua. Segundo o balanço, os crimes violentos caíram em 54%.

O comparativo é referente aos meses de junho de 2019 a junho 2020. No ano passado, a região da 1º Cia registrou 194 casos de crimes violentos, já neste ano, foram 94. Comparado somente os meses de junho, a redução é ainda maior e chega a 63% de diminuição, caindo de 30 para 11 casos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), os crimes considerados violentos são: homicídio consumado e tentado, estupro consumado e tentado, estupro de vulnerável consumado e tentado, roubo consumado e tentado, extorsão mediante sequestro, extorsão e sequestro e cárcere privado.

O balanço traz também o número de apreensões de armas entre um ano e outro. Segundo os dados, foram feitas 38 apreensões. Segundo a tenente, as apreensões são consideradas positivas já que retirando as armas das ruas, os crimes violentos tendem a cair.

PM atribui diminuição ao trabalho ostensivo da tropa

De acordo com a tenente Mirelle, a corporação “não parou” nem mesmo em tempos de pandemia e segundo ela, policiais do serviço administrativo foram deslocados para o trabalho operacional, aumento o contingente nas ruas e intensificados as atividades de abordagem, blitzes e operações pontuais.

Nossa atividade administrativa foi reduzida ao máximo para que os militares da administração pudessem dar um suporte. Temos intensificado nossas operações e nossas ações estão potencializadas pelo nosso efetivo.

Ainda de acordo com a tenente, as operações da PM tem como finalidade surpreender a “bandidagem” e ressalta a participação da comunidade através das denúncias anônimas.

“A comunidade liga, passa as informações e não precisa se identificar, muitas vezes logramos êxito nas nossas atividades com essa colaboração da população, que por muitas vezes vê a situação, nos repassa as caraterísticas [dos envolvidos no crime] e com isso fazemos nosso planejamento para que seja feito o trabalho da polícia em pessoas, casas, ou veículos suspeitos e tem bom resultado na produtividade”, afirmou a PM.

Tenente Mirelle. Foto: Reprodução/ Vídeo PMMG

Mirelle apontou para grandes apreensões de drogas, recuperação de veículos e produtos roubados e também animais silvestres recuperados após denúncias da população.

Os números de diminuição foi o maior entre a 3º Região de Polícia Militar (3ºRPM) que abarca 16 cidades, e atende cerca de 969.297 habitantes, de acordo com dados da Sejusp. Entre os municípios da 3º RPM estão: Santa Luzia, Vespasiano, Ouro Preto, Mariana e Itabirito.

O Disque-Denúncia funciona através do 181 e a PM atende através também do 190.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.