O time de futebol amador Morro Velho emitiu nota de repúdio para falar sobre o episódio onde o vereador Wesley de Jesus (DEM) aparece em imagens sem máscara, com copos de cerveja na mesa em uma reunião que foi dada como política. O Sempre noticiou o fato.

“Nós da diretoria, comissão técnica, jogadores e torcedores do Esporte Clube Morro Velho viemos a público manifestar nossa indignação com um fato ocorrido durante um almoço realizado na nossa sede”, iniciou a nota que explica, na fala deles, que não era uma reunião política:

“Almoço este que foi convocado para discutir situação do clube, a volta responsável do futebol amador na cidade, e respeitou as recomendações da Organização Mundial de Saúde no uso de apenas 10% da capacidade do espaço.”

O fato foi duramente criticado por populares que viram a reunião e acionaram parte da nossa redação para denunciar que não se estava usando máscaras e o distanciamento. Apesar da recente flexibilização do comércio em Nova Lima, as aglomerações estão proibidas e não é recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A nota é provocativa e diz repudiar “fake news”: “repudiamos a atitude covarde de quem incentiva, publica ou reproduz fake news com o objetivo de obter privilégios políticos. Até porque é impossível almoçar com máscara, concordam?”

Contudo, as imagens que foram adquiridas pelo Sempre e que rodaram as redes sociais mostram que de fato as pessoas estavam sem máscara e quem possuía a mesma, não utilizava da forma recomendada – tampando o nariz e a boca.

Assim que teve ciência dos fatos, o Jornal Sempre Nova Lima acionou o vereador Wesley de Jesus e solicitou a ele manifestação sobre o assunto. O pedido de explicação e manifestação foi feito através do número do próprio vereador, de posse de um dos nossos jornalistas. Aguardamos algumas horas até que a matéria foi fechada sem que o parlamentar atendesse ao Sempre sobre nossos questionamentos. Wesley, inclusive, tratou de outros assuntos com este jornalista, mas não quis falar sobre o ocorrido.

Além disso, um membro da diretoria do Morro Velho, João Otávio, procurou o responsável por nossa redação no dia 14/06, às 15h50, onde havia concedido a versão de que foi uma reunião do clube e não reunião política, contrariando o que algumas pessoas disseram e que estavam no local. Solicitamos, portanto, a manifestação do clube por e-mail para que pudéssemos publicar. A nota nunca chegou e foi publicada apenas na última sexta-feira, dia 19.

Tentativa de intimidação

A nota do Morro Velho traz críticas quanto a notícia que foi publicada e levanta dúvidas sobre quem paga as matérias que o Sempre julga ser relevantes e estrategicamente impulsiona no Facebook.

“A situação é ainda mais grave quando sites difamam pré-candidatos, usam as fotos para fazer pubicações patrocinadas, que não sabemos quem ou qual entidade paga.”

Quem paga as matérias impulsionadas e todos os custos do Jornal Sempre Nova Lima é o próprio Sempre Nova Lima. Inclusive, muito estranho tal questionamento, sendo que o próprio João Otávio, que é comissionado no governo Vitor Penido (DEM) e inclusive recentemente recebeu uma promoção de cargos na Prefeitura de Nova Lima, utilizou da estrutura do Sempre ao dar uma entrevista ao jornalista Marcus Vinícius Simões, sobre quando criticou o pífio início de campeonato do Villa Nova.

Não apenas: João Otávio já utilizou da estrutura do Sempre outras vezes, em outras matérias, onde ele próprio soube que a matéria foi impulsionada com recursos da nossa empresa.

Na última sexta-feira, o vereador Wesley notificou o Sempre solicitando direito de resposta sobre a matéria citada. Contudo, como foi dito, o Sempre solicitou posicionamento do vereador e não foi atendido, respeitando o direito ao contraditório. Ao final da notificação, o vereador faz uma ameaça de levar o jornal à justiça, o que levamos tal situação como tentativa de intimidação, haja vista que demos a opção do político de se posicionar.

O Sempre discute com seu corpo jurídico as ações recomendáveis.

“Respeitamos o direito ao contraditório e concedemos em tempo hábil a opção do vereador em se manifestar. Respeitamos o jornalismo e até por faze-lo somos atacados dia e noite, noite e dia. Mas seguimos firmes. Sobre o episódio do Morro Velho, só podemos lamentar um ataque gratuito a um órgão de imprensa que se levantou com humildade e muito respeito a todos. O Sempre, por exemplo, foi um dos jornais que deu visibilidade ao Morro Velho através do João Otávio. Fico triste”, disse o proprietário do jornal, Renato Felipe.

O mais estranho é que alguns membros da diretoria disseram que não sabiam do conteúdo da nota de repúdio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.