Luis Dutra/ Sempre Nova Lima

Nesta terça-feira, dia 5, o Prefeito Vitor Penido (DEM) determinou a volta gradativa da atividade comercial na cidade. A volta gradual está ligada a diversas condições que não vem sendo seguidas. Principal problema é o cumprimento do distanciamento e uso de máscaras.

Nossa esquipe flagrou nesta terça, dia 4, filas em calçadas públicas, muitas delas estreitas. As filas sem organização não cumpria o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, algumas delas sem máscaras. Segundo a Prefeitura, é de responsabilidade do comerciante a fiscalização do cumprimento do distanciamento pelos clientes nas filas e dependências interna.

As lojas precisam exigir uso de máscara pelos clientes que adentrarem aos estabelecimentos. Além disso precisam ter (para uso geral) álcool em gel, além de manter também os empregados de máscara. Sem estrutura interna, filas são criadas em passeios.

Nos coletivos intermunicipais e municipais flagramos usuários do transporte público sem máscara, o que é proibido. Durante a tarde (período no qual acompanhamos) não houve registro de superlotação nos veículos.

Movimento fraco no comércio

Mesmo com um movimento mais intenso de pessoas nos pontos comerciais, uma empresária conversou com a nossa equipe e afirmou que o movimento ainda está bem abaixo do comum, principalmente nessa época do ano com a aproximação do dia das mães, segunda melhor data comemorativa para o comércio, ficando apenas atrás do Natal.

A empresária também afirmou que mesmo com o pouco movimento é melhor que manter a loja fechada. Segundo ela nenhum dos seis funcionários foram dispensados, mas que não sabe se consegue manter os empregos em caso de novo fechamento.

Pias públicas para higienização

A Prefeitura instalou em diversos pontos da região central pias públicas abastecidas com sabão líquido para higienização das mãos da população que necessite ir ao centro comercial que ficou cheio nesta terça-feira. Segundo o Executivo, seis foram instalados ao longo da região central.

Pia instalada na Rua Bias Fortes

Rua interditada para organizar fila

A Rua Coronel Joaquim Marcelino (entre a rua Santa Cruz e Praça do Mineiro) foi interditada nesta terça, dia 4, e marcações foram feitas no asfalto para organização da fila que tem sido constante na Caixa Econômica Federal. O banco é responsável pelo repasse do Auxílio Emergencial de R$600 oferecido pelo Governo Federal.

A Guarda Civil Municipal (GCM) tem acompanhado a movimentação e intensificou o patrulhamento na região central. Viaturas da corporação e também da Polícia Militar passavam a todo momento e com atenção aos comércios abertos.

Entramos em contato com a Prefeitura e questionamos sobre as medidas de fiscalização ai cumprimento das normas determinadas pelo município e também pelo governo do estado e não obtivemos resposta.

A Via Ouro e Autotrans, responsáveis pelo transporte público, também não comentaram as irregularidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.