Foto: Reprodução

Um nova-limense, conhecido como Sergio Nestor, é o responsável pela montagem de uma tecnologia inovadora que funciona como barreira física em bocas de lobo para controle de pragas urbanas e reprodução do mosquito Aedes aegypti.

O projeto suprime a utilização de produtos químicos no combate às pragas urbanas, pois constitui em barreira física contra a migração desses animais que infestam as redes coletoras de água e esgoto das nossas cidades. E o melhor: é ecologicamente responsável. As informações são do próprio criador.

A experiência veda a boca de lobo, minimiza a emissão de odores, principalmente no verão, diminuindo a incidência de doenças causadas pelos animais e insetos, incluindo a dengue. “Assim, acreditamos que a adoção desses mecanismos significará expressiva redução de despesa pública para os itens de saúde e manutenção urbana, e exponencial melhoria da qualidade de vida da população”.

Além da redução no índice de doenças, a instalação gera economia com dedetização e saúde pública, aumenta a segurança das bocas de lobo com material resistente à corrosão e ao ataque de roedores. “A válvula foi testada inúmeras vezes. Foi aprovada com excelência em testes duradouros realizados por uma empresa de engenharia e na Associação dos Moradores do Alphaville. Em Nova Lima e Belo Horizonte, há válvulas operando plenamente, sem interrupção,  em vários locais”, explicou Sergio.

O projeto está a disposição através do Instituto Nacional da Propriedade Industrial como modelo de utilidade em 2018 com o número de registro Nº BR 202014003578-3.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.