A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou nesta quarta-feira, dia 11, estado de Pandemia Covid-19 (coronavírus). Segundo o órgão, os países devem combater a circulação do vírus e que mesmo com o risco de aumento dos casos e de mortes, as orientações não mudam.

De acordo com diretores da OMS, mesmo com o quadro de circulação forte, ainda é possível diminuir seus impactos e disseminação. Eles ressaltam ainda que 57 países têm menos ou 10 casos e 90% dos casos do mundo vêm de 4 países.

Pandemia é quando uma doença se espalha por dois ou mais continentes.

“A declaração de uma pandemia não é como a de uma emergência internacional – é uma caracterização ou descrição de uma situação, não é uma mudança na situação. (…) Não é hora para os países seguirem apenas para a mitigação” – Michael Ryan, diretor-executivo do programa de emergências da OMS

“Esse é o primeiro coronavírus a ser chamado de pandemia, mas também acreditamos que será o primeiro a ser contido ou controlado”, afirmou Tedros. 

De acordo com a OMS, as pessoas devem se atentar ainda mais já que o órgão declarou pandemia e intensificar as tentativas de conter a proliferação do vírus.

“Se não tentar suprimir, pode sobrecarregar o sistema de saúde. Tem que haver esforços para frear a disseminação da infecção”, disse Ryan.

De acordo com a OMS, número de casos fora da China aumentou 13 vezes e número de países afetados triplicou nas últimas duas semanas. O órgão registra mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 mortes.

“Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários” – Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS

Casos em Nova Lima e no Brasil

De acordo com último boletim divulgado nesta quarta-feira, dia 11, pela Prefeitura de Nova Lima, na cidade há oito casos notificados, dois casos descartados e seis em investigação. Todos eles acompanhados por equipes de saúde.

No Brasil, o Ministério da Saúde confirma 37 casos, sendo: 19 casos confirmados em São Paulo, 10 no Rio de Janeiro, dois na Bahia e no Rio Grande do Sul. Espírito Santo, Alagoas, Minas Gerais e Distrito Federal registraram um paciente cada com a doença.

Com informações do G1, Portal de Notícias da Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.