A mineradora Vale acionou nesta terça-feira, dia 11, o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a Barragem Capitão do Mato, em decorrência do volume de chuvas.

De acordo com a empresa, nos últimos dias o nível de chuva tem sido superior à média histórica registrada na região. Instrumentos de acompanhamento das estruturas apontaram alterações temporárias no nível de água, fazendo com que a empresa acionasse o plano de emergência.

Ainda segundo a empresa, os mesmos instrumentos apontam a normalização dos níveis comuns (de água), mas por precaução a estrutura que envolve a barragem “permanecerá preventivamente em nível 2 até a conclusão da análise técnica do histórico e das condições atuais da estrutura”. A Vale afirma que os estudos já estão em andamento.

Situação dos moradores

A parte mais alta da barragem fica cerca de dois quilômetros de distância do condomínio Morro do Chapéu e três do Passargada, na região do Jardim Canadá.

Com o acionamento do nível 2, os moradores que moram cerca de 10 km de distância, na Zona de Autossalvamento (ZAS), teriam que ser retirados de suas residência, porém, eles já foram realocados em novembro do ano passado em razão de obras de reforço na barragem Vargem Grande.

A Capitão do Mato é uma barragem de contenção que abriga mais de 2 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro. A estrutura tem 36 metros de altura e tem dano potencial classificado como alto.

A Vale ressaltou que o acionamento do nível 2 não impactará o plano de produção do 1T20 da Vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.