Marcello Camargo/ Agência Brasil

Um caso de coronavírus é investigado em Belo Horizonte pelo Ministério da Saúde. Confirmação foi feita nesta terça-feira, dia 28, pelo Ministro da pasta, Luiz Henrique Mandetta.

Segundo o Ministro, a estudante de 22 anos esteve em Wuhan, na China, por cinco meses, ela desembarcou no último dia 24. Ela está internada em observação.

Luiz Mandetta, com o caso sob investigação, o ministério muda o formato de atuação e aumenta a fiscalização na vigilância.

“O que muda é o grau de vigilância nessa fase. Aumenta a nossa vigilância de portos e aeroportos, triagem de pacientes, o uso de determinado equipamentos de proteção, mas o nosso foco principal nesta fase é a vigilância”, disse Mandetta, em entrevista coletiva para falar sobre as medidas tomadas pelo governo para evitar a entrada do vírus no país.

“Nessa fase a gente tem um olhar com muito mais atenção para dentro do país, para identificar se o vírus está circulando em território nacional, e outro [olhar] muito presente em informações técnicas e científicas a respeito do comportamento do vírus”, disse Mandetta.

O ministro afirmou ainda que caso seja confirmado a doença, Caso a infecção por coronavírus seja confirmada, o nível de alerta no país sobe para emergência de saúde pública nacional, quando há a possibilidade de o vírus já estar em circulação no país.

No período de 3 a 27 de janeiro foram analisados 7.063 rumores de pessoas com coronavírus, dos quais 127 exigiram a verificação mais detalhada. Desses, 10 casos se enquadraram inicialmente na definição de suspeitos, nove foram descartados, e o único caso tratado como suspeito é o da paciente internada em Belo Horizonte.

*Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.