O vereador Álvaro Azevedo vai inaugurar o projeto “Jovem Aprendiz” em Nova Lima. Há algum tempo, ele que ajuda no direcionamento de pessoas para o mercado de trabalho, percebeu que a demanda de jovens sem emprego é grande no município, algo que não é diferente da realidade nacional.

Álvaro tem, inclusive, ampliado suas ações na qualificação profissional dos nova-limenses. Seu mandato ministra cursos gratuitos sobre como as pessoas deveriam se portar numa entrevista de emprego, além de cadastrar currículos e encaminha-los para o mercado.

Sabendo das dificuldades do jovem em encontrar emprego, o parlamentar se reuniu com a Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) e deseja traze-la para o município. A Assprom contrata jovens e os disponibiliza para empresas que se interessam em contrata-los. Não apenas: a Associação oferece cursos e faz acompanhamento psicológico destes adolescentes, no intuito de colaborar com a formação profissional e pessoal destes.

“Queremos captar jovens em vulnerabilidade social e dar condições de trabalho e renda sem comprometer os seus estudos”, disse o vereador que emendou: “Para isso, fiz contato com grandes empresas instaladas no município, que poderão absorver esta demanda de mão de obra”, concluiu o parlamentar ao Jornal Sempre Nova Lima.

O vereador Álvaro Azevedo – Foto: Reprodução/Facebook

A contratação do menor aprendiz é lei (10097/2000) no Brasil. Ela foi aprovada em 2000 e regulamentada em 2005. Segundo a lei, empresas de grande e médio porte deverão ter entre 5 e 15% de jovens aprendizes em seus quadros de funcionários. Pelos termos da lei, é compreendido como jovem aquele que possui idade entre 14 e 24 anos. Estas pessoas precisam estar matriculadas no ensino fundamental ou médio de uma escola pública.

Sendo assim, na próxima terça-feira, na Associação Comercial de Nova Lima, Azevedo promoverá um encontro com grandes empresas para uma apresentação desta mais nova ação e, também, para apresentar a Assprom. Quase 30 empregadores já confirmaram presença. Após a apresentação, durante os próximos meses, a ideia é já poder direcionar tais jovens à Associação e com isso começar a alocação nas empresas que aderirem ao programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.