Os moradores de Raposos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ouviram um forte estrondo e sentiram a terra tremer na manhã desta quarta-feira, dia 19, por volta das 5h50. Muitos moradores da pequena cidade usaram as redes sociais para denunciar o fato.
O Jornal Sempre Nova Lima, portanto, foi atrás da informação. O primeiro órgão a ser consultado foi o Observatório Sismológico Nacional da Universidade de Brasília (UnB), que não registrou nenhuma informação de tremor de terra.
Logo em seguida questionamos a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, que também informou não ter tido nenhum chamado para Raposos ou quaisquer registros acerca da situação.
Restou, portanto, a Anglo Gold Ashanti, que possui barragem próxima e uma mina. A empresa respondeu ao Sempre e disse que vai “apurar profundamente o ocorrido”, veja:
A AngloGold Ashanti recebeu hoje relatos de moradores sobre os tremores de terra sentidos em parte da cidade. Vale ressaltar que a mina de Raposos está paralisada há mais de 15 anos e não foi detectada nenhuma anormalidade em suas estruturas. Além disso, a distância das regiões de onde se originaram os relatos indicam não haver qualquer relação com a mina. A empresa, de qualquer forma, iniciou uma análise técnica de modo a apurar profundamente o ocorrido.
- Mudança na Rua Domingos Rodrigues busca melhorar o trânsito no Centro de Nova Lima
- Hemominas alerta para situação crítica no estoque de sangue em Minas Gerais; saiba onde doar em Nova Lima
- Prêmio da Mega da Virada 2025 é estimado em R$ 850 milhões e pode chegar a R$ 1 bilhão
- Projetos de escolas de Nova Lima são destaque na 26ª UFMG Jovem
- Professores podem solicitar Carteira Nacional Docente