- Sistema de reconhecimento facial ajuda PM a prender homem com mandado em aberto em Nova Lima
- Sancionada lei que prevê entrega de muda de árvore a cada nascimento ou adoção em Nova Lima
- Papai Noel Mirim inicia venda de camisas para campanha solidária de fim de ano
- Homem é preso com drogas em ônibus na BR-356, em Nova Lima
- Maria, Ana e João são os nomes mais populares dos nascidos em Nova Lima entre 2020 e 2022, aponta IBGE
O jovem indígena Jair Paulino de Souza, de 13 anos, é atração do campeonato mundial de Wakeboard que acontecerá em Nova Lima, na região da Lagoa dos Ingleses, neste final de semana. Haverá etapas do Campeonato Brasileiro, também.
Jair que veio do Amazonas, tem origens da etnia Caparanã e disputa as fases caracterizado. Ou seja, o jovem indígena vai para a água com o rosto pintado, conforme cultura do seu povo. Em disputa, as categorias iniciante feminino, iniciante masculino, intermediário, avançado, open masculino, open feminino e Pro (Brasil Wake Open).
Jajá vai disputar a categoria Open e contou, segundo o Jornal O Tempo, que a disputa é uma forma de promover a cultura indígena: “É uma maneira de divulgar e fortalecer a cultura indígena, mostrar minha raiz, de onde vim e o que sou. Não tenho vergonha de falar que sou indígena. Sempre que estou competindo, lembro dos meus antepassados, de como eles sofreram desde quando os portugueses chegaram e de todo o esforço que precisaram fazer para manter nossa cultura viva até hoje. Foi um caminho complicado”, conta o jovem.
Os treinos livres vão se iniciar nesta sexta-feira, dia 3.

