Foto: Sempre Nova Lima



A Defesa Civil Estadual divulgou o número de pessoas evacuadas de suas casas pela mineradora Vale conjuntamente com as autoridades municipais e estaduais. As evacuações acontecem em meio ao processo de descomissionamento das barragens a montante e o risco de rompimento.

No total, pelo menos 1,2 mil pessoas foram removidas de suas casas pela Defesa Civil, depois que 125 moradores saíram dos seus lares em Nova Lima na última quarta-feira, dia 20. Neste mesmo dia, 25 pessoas também deixaram suas casas em Ouro Preto.

A cidade campeã de remoções é Barão de Cocais, onde 492 pessoas acordaram com sirenes pela madrugada (Leia). Três comunidades foram deslocadas para um ponto em comum no município, devido a Barragem Sul. A consultoria Warm não atestou a segurança da barragem e, por isso, a Vale subiu para o nível 2 a segurança da estrutura, provocando a evacuação.

Nova Lima vem na segunda colocação com 315 pessoas removidas. Destas, 215 estão em São Sebastião das Águas Claras (Macacos), removidas por causa das barragens da mina de Mar Azul; e 100 evacuadas devido a barragem do Complexo de Vargem Grande.

Ouro Preto é campeã de barragens descomissionadas

Ouro Preto, no entanto, é a cidade que tem mais barragens que vão ser descomissionadas. São pelo menos dez, segundo o Governo do Estado de Minas Gerais. Itabira vem na segunda colocação com oito; Itatiaiuçu com seis; Itabirito e Nova Lima possuem quatro; Brumadinho e Rio Acima, três; Igarapé, Mariana e Nazareno, duas. Veja o restante:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.