Foto: Mickael Barbieri


Moradores de São Sebastião das Águas Claras (Macacos), protestaram contra a mineradora Vale na manhã desta quarta-feira, dia 20. Eles fecharam a entrada da mineradora na mina de Mar Azul.

Cerca de 70 pessoas entre comerciantes e moradores, que foram atingidos com a evacuação do último sábado, dia 16, impedem que trabalhadores da mineradora assumam seus postos de trabalho. 

A exigência dos moradores é por mais segurança nas barragens de B3/B4, que ficam em Macacos e ameaçam a paz dos moradores daquela região e, também, da região de Honório Bicalho. Os moradores, na verdade, querem retornar para suas casas.

Muitos pais reivindicam que os filhos não retornem às aulas devido ao problema. Um morador, conhecido como Weder Vilela, de 45 anos, falou sobre a apreensão das crianças: “As crianças estão assustadas, a sirene deixou todo mundo apavorado. Queremos saber até quando vai durar essa situação”, disse ele.

A secretária de Educação de Nova Lima, Viviane Matos (DEM), foi até o local nesta manhã, em conjunto ao coordenador da Defesa Civil de Nova Lima, Marcelo Santanal, e escutou dos moradores as suas demandas. Viviane explicou que a escola não está na mancha de inundação da barragem e que as crianças estão seguras na escola.

Contudo, os moradores informaram que não se sentem seguros ao deixar seus filhos no local por causa de outras estruturas que podem ameaçar a escola municipal. 

“A gente pode daqui pegar uma comissão de moradores para reunir e resolver com a comunidade da melhor forma possível para garantir o direito das crianças, mas desde que seja com segurança”, disse a secretária.

Os moradores ainda falaram que os caminhos usados para acesso à escola estão dentro da área de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.