Os professores da rede pública estadual vão paralisar nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, segundo o Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais). Com isso não haverá aula nas escolas estaduais no primeiro dia letivo do ano.

Mesmo assim, os alunos deverão ir às aulas para saber se os professores vão aderir à paralisação. Beatriz Cerqueira, presidente do sindicato, afirmou que o motivo da paralisação é a Reforma da Previdência. Ela deu entrevista à “Rádio Super Notícia”.

“Este será o dia nacional de luta contra a reforma da Previdência, que ataca a aposentadoria dos professores. É uma situação muito grave, pois se ela passar, vamos concordar com o fato de um professor ficar 49 anos em sala de aula, o que é impossível para uma profissão tão desgastante. Além disso, será uma paralisação de alerta ao governo do Estado por vários motivos: como o parcelamento de salário e do 13º;o  adiamento do ano letivo; não cumprimento do piso e dos reajustes e a não negociação com a categoria”, afirmou a sindicalista.

Uma assembléia será marcada para o dia 28, segundo Cerqueira, para discutir futuras intervenções. A reforma seria votada nesta segunda ou na terça, dia 20, porém, com a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), vai consultar o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a votação da proposta previdenciária.

Isso porque nenhuma alteração constitucional poderá ser feita quando uma intervenção da União acontece em um ente federado. O Sempre não conseguiu contato com as escolas estaduais, contudo, há professores afirmando que não sabem desta informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.