Foto: Sempre Nova Lima


Um grupo de pessoas capitaneados por vereadores manifestaram neste último sábado contra o descaso com a Banqueta do Rego Grande. O local que está cheio de sujeira e praticamente sem água, se tornou algo sem atração o que lhe faz perder a sua identidade cultural. A sujeira, inclusive, favorece o transbordamento em dias de forte chuva.

A manifestação que se iniciou na praça ao lado da Escola Municipal Antonieta Dias de Souza, andou pelos dois lados da Avenida Aldo Zanini. Várias pessoas recolhiam lixos atirados por moradores de dentro da Banqueta.

Os vereadores José Guedes (DEM), presidente da Câmara dos Vereadores, Tiago Tito (PSD), Álvaro Azevedo (PSDB), vice-presidente da Câmara, e Kim do Gás (PPS), foram vistos no local. O Sempre Nova Lima fez uma transmissão ao vivo da manifestação.

Além dos vereadores, o ex-juiz Dr. Juarez, também esteve no local. A arquiteta Juliana Sales foi outra figura conhecida. 

A Prefeitura de Nova Lima decidiu que não mais cuidaria da Banqueta do Rego Grande e que este é de responsabilidade da Anglo Gold Ashanti. A Anglo, no entanto, não se manifestou sobre qualquer manutenção no local. 

O córrego foi construído em 1890 pela Saint John D’el Rey Mining Company (atual AngloGold Ashanti) com o objetivo de captar água do Ribeirão dos Cristais para diversas funções: lavagem de minério, movimentação dos pilões e até bombear a água para a mina. O canal é conhecido em Nova Lima como Banqueta do Rego e corre ao longo de toda Avenida Aldo Zanini. A banqueta tem 4.676 metros de comprimento, tinha vazão de 20.000 litros por minuto e mantém até hoje o trajeto original. O córrego desembocava na Máquina, hoje Centro de Educação Ambiental da AngloGold Ashanti.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.