Mesmo antes do desligamento do sinal analógico em Nova Lima e região, o sinal 4G, ou seja, da quarta geração, já havia adentrado na cidade. O 4G substitui o 3G (terceira geração). 

Até então a cidade não possuía tal disponibilidade mais próximo do centro. Contudo, depois do Serena Mall, celulares que possuem a capacidade de adquirir dados em 4G já conseguiam chegar até o sinal. A grande diferença de ambos os sinais é a velocidade da internet em seu celular, podendo atingir na quarta geração até 1 giga de velocidade.

Agora mesmo no centro e até em bairros afastados Nova Lima já experimenta uma internet móvel mais rápida e eficaz. O Sempre Nova Lima, por exemplo, se beneficia desta tecnologia já que aumenta a capacidade de acesso às nossas matérias, veiculadas na internet.

A faixa de 700 MHz, que era destinada à TV analógica, agora poderá ser usada pelas operadoras para propagar o sinal da quarta geração, o que possibilita ampliar sua capacidade de atingir outras cidades, além da capital. No início deste tipo de sinal, o governo brasileiro havia leiloado a faixa 2,5 GHz.

Contudo, celulares europeus, por exemplo, não conseguiriam receber o sinal 4G porque só trabalham na frequência 700 MHz. O alcance desta última frequência é quatro vezes maior do que o alcance da última.

O sinal 4G adentrou ao Brasil em 2010. Sete anos depois começa a ser propagado pelas regiões metropolitanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.