Por intermédio do vereador Álvaro de Azevedo (PSDB) a Prefeitura de Nova Lima e o Hospital das Clínicas garantiram pelo menos 400 atendimentos cardiológicos na cidade até o momento. A parceria existe desde 2016.

As ações buscam diagnosticar precocemente doenças cardíacas através de exames. Uma destas doenças é a cardiopatia reumática, uma complicação tardia mais grave da febre reumática, isso é devido as lesões nas válvulas do coração, como a mitral e a aórtica.


Caso se confirme alguma doença, o paciente é encaminhado imediatamente para o hospital parceiro e já inicia o tratamento. Tudo isso gratuitamente. Segundo informações, a Prefeitura de Nova Lima já realizou desde então pelo menos 450 exames de ecocardiograma em pessoas que estão na faixa etária de 17 a 65 anos.


Os exames são feitos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do bairro Jardim Canadá e CAIC. A equipe conta com Agentes Comunitários de Saúde (ACS), médicos, quatro enfermeiros e dois técnicos de enfermagem e são responsáveis por dois métodos de exame: o ecocardiograma simplificado e o ecocardiograma completo.


Álvaro se disse “satisfeito” por “trazer este programa para a cidade” e que este é um “atendimento diferenciado que proporciona ação preventiva de diversas doenças”.


Locais dos exames:


UBS Caic: Rua José Agostinho, nº 2.335 – Oswaldo Barbosa Pena – Telefone: 3581-8448


UBS Jardim Canadá: Rua Dresden, nº 70 – Jardim Canadá – Telefone: 3581-3174


Por que cheguei nesta postagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.