O período de estiagem já deixa a capital mineira e a região metropolitana, como Nova Lima, sem chuva há pelo menos 90 dias. Mas esta não é a pior notícia. Segundo meteorologistas, chuva na região apenas em outubro.

A situação de pouca chuva deixa o Rio das Velhas em situação complicada. A Copasa já anunciou medidas e investimentos para tentar melhorar a captação de água no rio (Leia Aqui). A empresa estatal que distribui água em Minas Gerais vai deixar de captar 6,5 metros cúbicos e vai captar 5,5 metros cúbicos e as mineradoras Vale e Anglo Gold Ashanti também se comprometeram a usar um menor volume da água.

Conforme o TempoClima PUC Minas, previsão de chuva mesmo somente para o mês que vem. “Neste período de transição entre estações fica difícil prever. Pelo menos nos próximos sete dias não há previsão de chuva e as chances são muito baixas para pelo menos até o fim do mês”, explica o meteorologista Heriberto dos Anjos.

O tempo seco vem ocasionando milhares de incêndios em diferentes reservas ambientais não só na Grande BH, mas em toda Minas Gerais. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), somente nos primeiros 11 dias de setembro foram registradas 1.548 queimadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.