O sistema de abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Rio das Velhas, em Nova Lima, entrou oficialmente em estado de alerta. O rio estava quase em colapso nos últimos dias, conforme noticiou o Sempre Nova Lima (Leia Aqui).

“De acordo com a Deliberação Normativa 49 (ano 2015), do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, estar abaixo do Q7,10 significa entrar em estado de alerta, em que o risco de escassez hídrica, que antecede ao estado de restrição de uso, pode implicar restrições de uso para captações de águas superficiais e no qual o usuário de recursos hídricos deverá tomar medidas e se atentar às eventuais alterações do estado de vazões”, alertou o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.


Marcus Vinícius, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, já anunciou algumas medidas para passar pelo momento. A Copasa vai deixar de captar 6,5 metros cúbicos e vai captar 5,5 metros cúbicos e as mineradoras Vale e Anglo Gold Ashanti também se comprometeram a usar um menor volume da água.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.