O Reino Unido formalizou a sua saída da União Européia nesta última terça-feira, dia 28, marcando um processo histórico para a geopolítica mundial. A aprovação da saída – conhecida como Brexit -, aconteceu no dia 23 de junho de 2016 através de um referendo onde a população escolheu o destino do país.

O resultado provocou a renúncia do primeiro-ministro David Cameron, líder do Partido Conservador. No seu lugar a bancária Theresa May assumiu no dia 13 de julho de 2016, para dar prosseguimento à saída do país do bloco.

A expectativa é que o processo de negociação da saída do Reino Unido dure pelo menos dois anos. O movimento se dá num momento em que a Europa assiste o crescimento da chamada direita populista, tendo como mais nova representatividade a campanha de Marine Le Pen, candidata de extrema-direita na França.

Além disso, o Brexit – junção de Britain e Exit, que possui tradução para britânicos e saída – acabou por fortalecer discursos separatistas de outros países, como na Holanda, onde o atual primeiro-ministro, Mark Rutte, acabou vencendo as eleições e freando o debate de separar o país da Zona do Euro. Ele derrotou Geert Wilders.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.